Por patrocinador, seleção ignora bola da Copa das Confederações

Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Bolas da Nike utilizadas pela seleção brasileira durante o treino no Rio de Janeiro

    Bolas da Nike utilizadas pela seleção brasileira durante o treino no Rio de Janeiro

Os jogadores da seleção brasileira usarão na maioria dos treinos até a abertura da Copa das Confederações uma bola diferente da Cafusa, que será utilizada no torneio. Isso porque, por exigência do seu patrocinador, a Nike, a equipe de Luiz Felipe Scolari precisa treinar e disputar os amistosos contra Inglaterra e França, também equipes que usam a marca americana, com material da empresa.

Nos dois treinamentos realizados por Felipão na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, os jogadores trabalharam com a bola laranja da Nike, utilizada na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, os goleiros da equipe revelaram que fizeram um pedido para trabalhar com a Cafusa, na parte final do treino. "Foram cerca de cinco minutos", disse Jefferson.

A CBF confirmou ao UOL Esporte que até o jogo do dia 9, contra a França, apenas produtos da Nike serão usados nos treinamentos da equipe. A única exceção são as chuteiras dos atletas (veja quadro abaixo).

Prima da Jabulani, polêmica bola usada na Copa do Mundo de 2010 e criticada por muitos jogadores, a Cafusa, fabricada pela Adidas, patrocinadora da Fifa, foi testada no Mundial de Clubes do Japão. Ao menos no torneio, causou menos alarde que a utilizada no Mundial da África do Sul. Chegou até a receber elogios dos corintianos, que ganharam a competição.

Jogar e treinar com bolas diferentes é uma constante na rotina dos jogadores profissionais. Nike e Adidas dominam o mercado dos torneios na Europa. O Campeonato Espanhol, por exemplo, tem a bola da patrocinada da seleção brasileira, enquanto a Liga dos Campeões usa a da Adidas.
 

NIKE CALÇA MAIORIA DOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

  • A parceira da CBF tem a maioria dos jogadores da seleção brasileira usando seus produtos. Quatorze dos 23 convocados por Luiz Felipe Scolari são patrocinados pela Nike e calçam suas chuteiras. Entre os garotos-propagada, Neymar é o maior destaque. A Adidas, que calça Lucas, tem contrato com outros sete jogadores. Todos os jogadores da equipe de Felipão recebem para usar marcas. Mizuno e Puma, com um jogador cada uma, completam a lista de empresas com jogadores patrocinados.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos