Rio recebe 4 tanques antiaéreos para defesa na Copa das Confederações

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Osvaldo Praddo/Agência O Dia/Folhapress

    Tanques antiaéreos são levados para o parque de manutenção do Exército, em Deodoro

    Tanques antiaéreos são levados para o parque de manutenção do Exército, em Deodoro

Quatro tanques alemães que serão usados no esquema de segurança e defesa da Copa das Confederações já estão no Rio de Janeiro. Os carros, que têm canhões antiaéreos, foram transportados na madrugada desta quarta-feira da região portuária da capital fluminense para o parque de manutenção do Exército, no bairro de Deodoro.

Os quatro tanques passarão por uma revisão e, já no início da Copa das Confederações, dia 15, estarão posicionados para fazer a defesa do espaço aéreo do Rio. Os locais exatos em que os tanques ficarão não foram divulgados pelo Exército.

Os tanques são do modelo Gepard e não são novos. Já foram usados na Alemanha e passaram para uma reforma para serem vendidos ao Brasil.

Ao todo, o Exército brasileiro comprou 34 tanques alemães. Tudo custou cerca de R$ 80 milhões.

Desses tanques, oito estão já estão no Brasil. Além dos quatro que estão no Rio, outros quatros ficarão em Brasília durante a Copa das Confederações.

Depois do torneio e da visita do Papa, os quatro tanques que estão na capital fluminense vão ser levados para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

ESQUEMA DE DEFESA DA COPA SÓ ESTARÁ PRONTO NA OLIMPÍADA

  • O governo federal brasileiro está preparando um esquema de defesa aérea para proteger os estádios e praças esportivas do país contra eventuais ataques - terroristas ou não - durante a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O plano, porém, só contará com todo o equipamento esperado depois do Mundial de futebol, que ocorre em junho de 2014.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos