De olho no cofre

Governo paga R$ 10,2 milhões para custear transmissões de TV da Fifa na Copa das Confederações
comentários 144

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
  • Joel Silva/ Folhapress

    Cinegrafista se prepara para a transmissão do jogo entre Corinthians e Santos, no Paulistão de 2012

    Cinegrafista se prepara para a transmissão do jogo entre Corinthians e Santos, no Paulistão de 2012

Após as cidades-sede da Copa de 2014 reclamarem dos custos excessivos das estruturas temporárias exigidas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), o governo federal resolveu assumir parte desta depesa com o compromisso de pagar os equipamentos de energia para a transmissão mundial de TV durante a Copa das Confederações, que começa em 15 de junho e ocorrerá em seis das 12 cidades-sede da Copa de 2014.

O Ministério do Esporte anunciou investimento previsto de R$ 10,2 milhões para contratar uma empresa ou consórcio que forneça geradores de energia para a transmissão do sinal de TV dos estádios, para o mundo todo, nas seis arenas que receberão as partidas da competição futebolística este ano. Este compromisso foi assumido pelo COL (Comitê Organizador Local) e pelas cidades-sede para a realização dos mundiais futebolísticos, em meio a outras estruturas temporárias de apoio na realização das competições.

A responsável pela transmissão de TV é a HBS, produtora parceira da Fifa que fará a captação das imagens oficiais e geração do sinal de TV. Os geradores de energia garantem que a transmissão continue mesmo se houver problemas no abastecimento de energia local.

Ampliar

Apresentação do pôster da Copa do Mundo de 201434 fotos

23 / 34
Detalhe do pôster oficial da Copa do Mundo de 2014 após sua apresentação no Rio de Janeiro VEJA MAIS > Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Negócio milionário

É este sinal que será utilizado pelas emissoras de TV que compraram os direitos de transmissão dos jogos da competição para a Fifa. No Brasil, a TV Globo é a parceira oficial da entidade máxima do futebol. Além da transmissão oficial da HBS, a emissora deve ter câmeras exclusivas próprias dentro dos estádios durante as partidas.

Assim, o governo brasileiro ajuda a custear as transmissões de TV, um negócio milionário do qual o lucro proveniente ficará inteiro com a Fifa, a HBS e as emissoras de TV que vão retransmitir o sinal mundo afora.

Indefinição

Inicialmente, de acordo com os compromissos assumidos com a Fifa, a contratação deste equipamento para as transmissões de TV era de responsabilidade de cada cidade-sede, segundo a pasta do Esporte. Porém, o edital da licitação, publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União, diz que os recursos saírão do orçamento de 2013 do Ministério do Esporte.

Apesar da publicação e registro oficial a pasta do Esporte afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que não está definido se pagará mesmo essa conta, e que o custo ainda pode ser assumido pelos municípios. "O fornecimento de geradores está incluído no compromisso das cidades-sede com a Fifa. O pregão é centralizado para garantir o padrão do serviço a ser fornecido", diz a nota enviada ao UOL Esporte.

Veja também

ofertas para você

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso
    

    Shopping UOL

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos