Luís Fabiano aposta em fama de sortudo na seleção: "Apareço na hora certa"

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Divulgação/Mowapress

    Luís Fabiano diz que parece ser predestinado a receber chances na seleção brasileira

    Luís Fabiano diz que parece ser predestinado a receber chances na seleção brasileira

Uma relativa surpresa na lista de convocados para o primeiro amistoso da Segunda Era Felipão, o atacante Luís Fabiano aposta na fama de sortudo para disputar uma Copa do Mundo que talvez ele mesmo não esperasse ter mais chances de colocar no currículo. Embora quatro anos mais velho desde sua última ''aparição'' na equipe, ainda sob o comando de Dunga, quando voltou após anos de ausência e foi o herói de uma vitória por 2 a1 sobre o Uruguai nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o o jogador brincou com a sugestão de que parece predestinado a receber chances.

''Apareço na hora certa. Espero que seja que nem da última vez'', disse um jogador do São Paulo, com um largo sorriso.

Naquela ocasião, Fabiano ainda atuava no futebol espanhol, pelo Sevilha, e ainda era um dos principais atacantes brasileiros na Europa. Tinha sido preterido diversas vezes por conta do temperamento volátil. Acabou no time que disputou o Mundial da África do Sul e não fez feio, marcando três gols. Quando Mano Menezes assumiu, porém, pesou contra o jogador o fato de que terá 33 anos em 2014 e um histórico de lesões. Outro fator foi a filosofia de Menezes de investir em alternativas mais jovens, como Alexandre Pato e Leandro Damião como centroavantes por conta da participação nas Olimpíadas de Londres.

Luis Fabiano
Luis Fabiano

Ele até foi chamado por Mano, mas para os amistosos ''domésticos'' com a Argentina. Fabiano agora novamente parece estar no lugar certo na hora certa: a carência de homens de área no Brasil e um desempenho consistente pela equipe do Morumbi desde o retorno, em 2001 (mesmo com lesões), lhe valeu uma nova convocação. Na teoria, Fred deverá ser a escolha de Felipão para enfrentar os ingleses depois de terminar o Brasileirão como artilheiro. Não que o são-paulino pareça disposto a se conformar com a situação.

''É bom na estar na primeira convocação e claro que o Mano deixou uma base. Mas agora começa todo mundo do zero com o treinador novo e então vou tentar aproveitar minhas oportunidades'', afirma Fabiano, que com 28 gols em 44 partidas está empatado com Robinho na lista dos principais artilheiros da seleção brasileira no século 21, atrás de Ronaldo (30) e Adriano (29).

Felipão sugeriu que tanto Fred quanto Fabiano entrarão em campo contra os ingleses em Wembley. Será uma chance para o atacante se redimir de um pênalti ''isolado'' na última partida da seleção contra o English Team (uma vitória de 1 a 0 em novembro de 2009, no Catar).

''Espero ter uma oportunidade, mas por enquanto já é bom demais estar de volta'', disse o atacante.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos