Obra inacabada, seleção para a Copa tem mudança de rumo e início de novo ciclo

Do UOL, em São Paulo

  • Mowa Press

    Com Neymar de referência, seleção tropeça antes da Copa em casa

    Com Neymar de referência, seleção tropeça antes da Copa em casa

Faltando 500 dias para a Copa do Mundo é difícil encontrar um torcedor que se aventure a tentar adivinhar o time que estreará no torneio vestindo a camisa da seleção brasileira. Na última semana, o novo técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari, fez a sua primeira convocação no retorno à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O técnico, porém, admitiu que está em fase de testes, pelo menos, até a Copa das Confederações, e só depois deve começar a definir a equipe do Mundial.

Com o antecessor de Scolari, Mano Menezes, a seleção teve mais de 100 jogadores chamados. Quando parecia estar encontrando uma equipe, com Neymar no papel de principal estrela, o treinador foi demitido pelo presidente da CBF, José Maria Marin.

Apostando na experiência, o cartola formou uma dupla com Felipão e Carlos Alberto Parreira, este como coordenador técnico. Os dois estiveram à frente das últimas conquistas brasileiras, em 1994 e 2002.

Com Felipão, a primeira lista teve poucas mudanças. Neymar ainda é o principal destaque, mas jogadores mais experientes como Ronaldinho Gaúcho e Júlio César voltaram a ser chamados.

O primeiro teste para nova-velha seleção será no dia 6 de fevereiro, em Wembley, contra a Inglaterra.

Em 2009, DUNGA TINHA MAIS DE 70% DO TIME QUE FOI À COPA

  • No último ciclo antes da Copa do Mundo, com Dunga de técnico, a seleção viveu um período bem mais estável que o atual. Em fevereiro de 2009, o time disputou contra a Itália o 1º amistoso do ano. Da equipe que venceu os europeus, mais de 70% esteve na África do Sul. Apenas Pato, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Marcelo e Anderson foram ao amistoso e não jogaram a Copa . Após vencer quase tudo em 4 anos, o Brasil de Dunga fracassou no Mundial, eliminado pela Holanda.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos