Felipão diz que usará centroavante na seleção brasileira

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Scolari gesticula durante anúncio de sua primeira convocação no retorno à seleção

    Scolari gesticula durante anúncio de sua primeira convocação no retorno à seleção

Na sua primeira lista de convocados no retorno à seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari deixou claro que usará um centroavante no time. A formação de equipe com um atacante centralizado foi aposentada por Mano Menezes nas últimas partidas do técnico em 2012.

"Dentro das minhas concepções, eu sempre gostei de ter um jogador mais enfiado", afirmou Felipão, que chamou Fred e Luis Fabiano. O indicou que os dois jogadores revezarão no time no primeiro amistoso, contra a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro. "Minha ideia é usar os dois em determinados momentos do jogo. Pode ser um no primeiro tempo e o outro no segundo", disse.


Durante a sua carreira, Scolari armou equipes com centroavantes. Foi assim no Grêmio, com Jardel, no Palmeiras, com Oséas, e seleção brasileira, com Luizão, nas eliminatórias, e Ronaldo, na Copa de 2002.

No segundo semestre de 2012, a seleção brasileira passou a jogar sem centroavante fixo. Na partida contra a Colômbia, por exemplo, Mano Menezes escalou um quarteto ofensivo com Oscar, Kaká, Thiago Neves e Neymar.

 

JULIO CÉSAR E RONALDINHO VOLTAM À SELEÇÃO

  • Em sua primeira convocação desde que assumiu o comando da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari resolveu apostar na experiência de jogadores mais veteranos e promoveu o retorno de Julio César, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano para o amistoso contra a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro, em Wembley. Quando assumiu o cargo, no ano passado , Felipão já havia indicado que voltaria a apostar em atletas com mais rodagem e, de preferência, que já tivessem no currículo a disputa de uma Copa do Mundo, caso dos três acima citados. Por outro lado, ele deixou Kaká, do Real Madrid, fora dos chamados para o primeiro jogo. Campeão do mundo em 2002, Scolari foi chamado para substituir Mano Menezes, demitido após dois anos e meio no cargo por conta de resultados não tão expressivos e também por ele ter sido contratado por Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. À frente da equipe, Scolari terá amistosos contra equipes de ponta em 2013. Além da Inglaterra, a seleção enfrentará Itália, França, Rússia e Chile antes da Copa das Confederações, que ocorre em junho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos