Felipão deixa Kaká fora e aposta nos retornos de Luis Fabiano, Ronaldinho e Júlio César

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

     Luiz Felipe Scolari (d) concede coletiva ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin, no Rio de Janeiro

    Luiz Felipe Scolari (d) concede coletiva ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin, no Rio de Janeiro

Em sua primeira convocação desde que assumiu o comando da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari resolveu apostar na experiência de jogadores mais veteranos e promoveu o retorno de  Julio César, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano para o amistoso contra a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro, em Wembley. 

Quando assumiu o cargo, no ano passado , Felipão já havia indicado que voltaria a apostar em atletas com mais rodagem e, de preferência, que já tivessem no currículo a disputa de uma Copa do Mundo, caso dos três acima citados. Por outro lado, ele deixou Kaká, do Real Madrid, fora dos chamados para o primeiro jogo.

"Teremos, sim, experiência até a Copa do Mundo. Ainda estão aí um e outro jogadores experientes que já participaram da seleção. Eles serão observados a partir desta semana e poderão ser convocados", afirmou o técnico logo após reassumir o cargo.

Outro experiente jogador que ganhou uma chance com o novo comandante é o atacante Fred, do Fluminense, que foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2012. Com Mano Menezes, o jogador raramente teve chances - na última lista do ex-treinador, para a decisão do Superclássico das Américas, Fred foi chamado já que Luis Fabiano se lesionou e foi cortado.

Por outro lado, caras novas também foram lembrados por Felipão. São os casos, por exemplo, dos zagueiros Dante, do Bayern de Munique, Miranda, do Atlético de Madri, e Hernanes, da Lazio, que chegou a ser convocado por Mano, mas após uma expulsão durante um amistoso nunca mais teve chances.

Em relação à última lista "geral" de Mano, incluindo atletas que atuam no exterior e no Brasil, Felipão manteve 12 jogadores. 

Campeão do mundo em 2002, Scolari foi chamado para substituir Mano Menezes, demitido após dois anos e meio no cargo por conta de resultados não tão expressivos e também por ele ter sido contratado por Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. 

À frente da equipe, Scolari terá amistosos contra equipes de ponta em 2013. Além da Inglaterra, a seleção enfrentará Itália, França, Rússia e Chile antes da Copa das Confederações, que ocorre em junho.

JÚLIO CÉSAR QUER APAGAR ERRO DA COPA DO MUNDO DE 2010

  • AP Photo/Martin Meissner

    ""Estou ansioso, como se ainda fosse a primeira vez na vida que pudesse ser chamado. Tenho jogado bem pelo QPR e me sentindo feliz em campo. Quero muito voltar à seleção. Tenho um sonho de jogar uma Copa do Mundo em casa e isso é o que ainda me motiva a estar jogando futebol", disse o goleiro.

Veja a relação de convocados:

GOLEIROS

  • Julio Cesar (foto) - QPR (ING)
    Diego Alves - Valencia (ESP)

LATERAIS

  • Daniel Alves (foto) - Barcelona (ESP)
    Adriano - Barcelona (ESP)
    Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)

ZAGUEIROS

  • David Luiz (foto) - Chelsea (ING)
    Leandro Castán - Roma (ITA)
    Dante - Bayern de Munique (ALE)
    Miranda - Atlético de Madri (ESP)

VOLANTES

  • Paulinho (foto) - Corinthians
    Ramires - Chelsea (ING)
    Arouca - Santos

MEIAS

  • Ronaldinho Gaúcho (foto) - Atlético-MG
    Hernanes - Lazio (ITA)
    Oscar - Chelsea (ING)
    Lucas - PSG (FRA)

ATACANTES

  • Luis Fabiano (foto) - São Paulo
    Neymar - Santos
    Fred - Fluminense
    Hulk - Zenit (RUS)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos