Banco do Brasil gasta o equivalente a 10% do que investe no esporte em camarotes da Fifa

Aiuri Rebello e Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Érica Ramalho/Divulgação

    Camarote modelo com capacidade para 25 pessoas é aberto ao público no Maracanã: pacote com a final e outros dois jogos da Copa das Confederações deve sair por R$ 350 mil

    Camarote modelo com capacidade para 25 pessoas é aberto ao público no Maracanã: pacote com a final e outros dois jogos da Copa das Confederações deve sair por R$ 350 mil

O Banco do Brasil irá gastar o equivalente a quase 10% de tudo que investe em apoio e patrocínio ao esporte brasileiro em camarotes da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações deste ano. O banco gastou até agora R$ 6,4 milhões em camarotes para os dois eventos. Em 2012, o Banco do Brasil investiu R$ 70 milhões em patrocínios a atletas e seleções de diversas modalidades esportivas. A despesa com camarotes, também contraída em 2012, equivale a 9,14% do patrocínio total ao esporte.

Na compra dos camarotes, foram dois contratos celebrados com a empresa estrangeira Match Hospitality, parceira da Fifa (Federação Internacional de Futebol) responsável pela venda dos "serviços de hospitalidade" dos dois torneios, que compreendem os camarotes VIP.

No primeiro contrato, assinado em agosto de 2012, o Banco do Brasil adquiriu R$ 5 milhões em camarotes para diversos jogos da Copa do Mundo de 2014. No segundo, firmado em 12 de dezembro, o banco público comprou mais R$ 1,4 milhão em camarotes, desta vez para a Copa das Confederações, que ocorre em seis das 12 cidades-sede do Mundial de 2014 a partir de 15 de junho deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, um investimento não influencia e nem possui relação com o outro, já que saem orçamentos diferentes. O dinheiro investido nos camarotes não aumenta nem diminui a verba destinada aos apoios e patrocínios esportivos.

O banco afirma que os patrocínios e apoios ao esporte são investimentos em marketing, onde é possível expor a marca. Já no caso dos camarotes, o banco diz que se trata de um investimento no relacionamento com clientes e parceiros comerciais importantes, que ganharão as entradas como cortesia.

O Banco do Brasil é patrocinador oficial da seleção brasileira de vôlei de quadra (masculina e feminina), duplas de vôlei de praia e da seleção brasileira de futebol de salão, além de atletas olímpicos e atletas e ex-atletas como Robert Scheidt (vela) e Guga (tênis). 

Estratégia de marketing

A estratégia é comum entre os bancos brasileiros, de acordo com o Banco do Brasil. Procurada pelo UOL Esporte, a Caixa Econômica Federal informou que, até o momento, não adquiriu nenhum lugar em camarotes para a Copa das Confederações ou Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o fontes ligadas ao mercado financeiro, grandes bancos privados brasileiros estão investindo dezenas de milhões em camarotes para as duas competições. Procurados pelo UOL Esporte, Bradesco e Itaú não desmentem e nem confirmam se já compraram camarotes para os eventos da Fifa.

Lugar mais barato sai por R$ 1.400

Na segunda-feira (7), a Match Hospitality inaugurou um site para venda dos pacotes do "serviço de hospitalidade". Qualquer empresa ou pessoa física pode fazer a compra, desde que adquira no mínimo quatro lugares.

Por causa de seu acordo com a Fifa, a Match vende ingressos para os jogos da Copa antes mesmo da abertura oficial da comercialização dos bilhetes. Para comprar uma entrada, no entanto, os interessados não vão gastar pouco.

Garantir hoje o ingresso para um jogo custa, no mínimo, US$ 700 (cerca de R$ 1.400). Esse é o preço do pacote mais barato oferecido pela Match, que dá direito a um ingresso para assistir a uma partida da primeira fase da Copa do Mundo dentro de um camarote com TV e bar.

Só a título de comparação, o ingresso mais barato para assistir a um jogo da Copa das Confederações, por exemplo, custa R$ 57 no site da Fifa. O preço é dos ingressos da chamada categoria 4, que será vendida somente para brasileiros. Idosos e estudantes podem pagar meia.

Na sexta-feira (11), a Fifa divulgou que 362 mil ingressos já haviam sido solicitados por meio de seu site. A partir desta terça-feira (15), a Fifa fará uma contagem do número de interessados nos ingressos. Caso haja menos ingressos que possíveis compradores, será feito um sorteio para saber quem ganhará o direito de comprar o bilhete já solicitado.

Após a primeira fase da venda dos ingressos da Copa das Confederações, haverá uma segunda, que começa no dia 15 de fevereiro. Nela, os ingressos restantes serão vendidos por ordem de chegada, quem pedir o ingresso primeiro leva.

Tratamento VIP

Já pela Match, quem quiser assistir aos três jogos de uma seleção na primeira fase da Copa do Mundo terá de gastar no mínimo US$ 1.950 (quase R$ 4.000). O pacote também dá direito a cadeiras em camarotes dos estádios em que os jogos serão realizados.

Quem quiser garantir seu ingresso para a final tem que comprar um pacote de, no mínimo, US$ 10.150 (cerca de R$ 20.600). O serviço inclui um ingresso para a semifinal e para a finalíssima, que acontecerá no estádio do Maracanã, no dia 13 de julho de 2014.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos