Simpatia e sucesso levaram Alemanha a vender 2 milhões de camisas no Brasil
Felipe Pereira
Do UOL, em São Paulo
Os torcedores se vestiram de Copa do Mundo no último mês. As fábricas de material esportivo tiveram resultados acima do esperado e não foi só a seleção brasileira que ajudou a aumentar o faturamento. O desempenho em campo contribuiu e, somente da Alemanha, foram 2 milhões de unidades vendidas durante o Mundial de acordo com a Adidas. Imitando o resultado dos gramados, a Argentina aparece na sequência: 1 milhão de camisas negociadas.
A Nike não divulga os dados de vendas, mas o ranking da Centauro, uma das maiores varejistas de camisas de seleções do país, aponta que o Brasil foi a preferida dos clientes. Ela aparece justamente na frente da Alemanha. Mas o total de unidades comercializadas não foi fornecido.
Questionada sobre qual modelo surpreendeu pela procura dos clientes, a Centauro responde a Alemanha mais uma vez. A assessoria de imprensa da rede informou que a versão rubro-negra, que ficou conhecida com Flalemanha, saiu bastante principalmente nas cidades onde os campeões da Copa jogaram.
Outro destaque foram os vizinhos colombianos. A Adidas revelou que foram comercializadas 900 mil camisas. De acordo com a Centauro, a procura aumentou com o avanço da seleção até as quartas de final. Ter o artilheiro do Mundial, James Rodríguez, também contribuiu.
Sobre sua linha, a Nike limitou-se a informar que, de cada 10 camisas vendidas, sete levavam o nome de Neymar nas costas. A empresa acrescentou que na sequência os modelos mais vendidos foram de Portugal, Holanda, França e Inglaterra.
Zebra da Copa, a Costa Rica foi uma grata surpresa para a Lotto. O desempenho do time fez a procura aumentar 20 vezes. Durante o Mundial, a Agência de Notícias Reuters publicou que a empresa estava com dificuldades de atender todos os pedidos.
Mas não foram somente as camisas que pegaram carona na Copa. A Centauro informou que aumentou muito a procura pelos modelos de chuteira usados por Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.
Mesmo com as vendas em alta, quem deixou para comprar camisas depois da final vai pagar menos ou escolher versões atualizadas. Esta última opção serve somente para a Alemanha: as camisas com quatro estrelas já estão disponíveis nas lojas. Os consumidores que gostam de uma promoção podem escolher modelos de seleções de renome.
A Centauro oferece a versão mais barata da camisa da seleção brasileira por R$ 149,90 (-35%). O modelo da Itália sai por R$ 149,90 (-25%) e o da Espanha, R$ 119,90 (-40%). Os preços são válidos na internet e podem sofrer alteração nas lojas.
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