Pouca experiência e relação com Teixeira: conheça Gilmar Rinaldi

Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

Tetracampeão mundial em 1994, Gilmar Rinaldi, novo coordenador de seleções da CBF, tem em seu currículo apenas dois anos de trabalho como dirigente remunerado. Em 1999 assumiu o cargo de superintendente do Flamengo, clube que defendeu como goleiro entre 1991 e 1994.

Porém, desde os tempos de jogador ele mantinha bom relacionamento com dirigentes. Inclusive com Ricardo Teixieira, ex-presidente da CBF e que tem um pacto com a atual cúpula. José Maria Marin se comprometeu em manter na entidade os antigos colaboradores de seu antecessor até Marco Polo Del Nero assumir a presidência, em abril do ano que vem.

Porém, após o vexame na Copa do Mundo, dois deles, o médico José Luiz Runco e o assessor de imprensa Rodrigo Paiva, foram afastados.

Com a contratação de Rinaldi, no entanto, Marin coloca a reformulação da seleção brasileira nas mãos de alguém que tem um histórico de boas relações com o ex-presidente. Tanto que em 1998 Gilmar foi observador da seleção na Copa da França, com Teixeira no comando da entidade.

Na ocasião, a tarefa do ex-goleiro era analisar os adversários do time nacional. Mas foi ele quem informou a Teixeira que Ronaldo havia chegado ao estádio para a decisão, depois de passar por exames e quando seu nome não estava entre os titulares na súmula. Pediu para o cartola convencer o delegado da partida a colocar Ronaldo no time titular sem contar uma substituição. A manobra deu certo, e o episódio envolvendo Ronaldo virou alvo até de CPI.

Depois da experiência como dirigente do Flamengo, Rinaldi se aconselhou com os técnicos Alex Ferguson e Arsène Wenger antes de virar empresário. Como agente, seu cliente mais badalado e problemático foi Adriano. Por várias vezes o ex-goleiro se queixou nos bastidores do comportamento do cliente.

Em 2011, o empresário rompeu com o atacante. Estava magoado por ter ficado de fora da negociação do jogador com o Corinthians. Numa entrevista coletiva atacou Ronaldo, que ajudou na ida do imperador para o clube. "Para mim o Adriano nunca foi um projeto de marketing. Eu acho que, de uma forma irresponsável e inconsequente, ele [Ronaldo] convence o Adriano a fazer o contrato sem mim. Ele não perguntou nada a mim. E ele sabe que eu sou agente dele há vários anos. Eu apresentei os dois na época da Inter. Estamos falando de um ser humano, pai de dois filhos. A vida dele continua depois do Corinthians", disse Rinaldi na ocasião.

Mas a rusga não atrapalhou o relacionamento do agente com o clube paulista. Danilo e Fábio Santos, seus clientes, viraram homens de confiança do técnico Tite, campeão da Libertadores e Mundial pelo Corinthians e cotado para assumir a seleção brasileira, agora sob a batuta de Rinaldi.

Na entrevista de sua apresentação, nesta quinta, no Rio, o novo coordenador disse que na véspera avisou seus jogadores de que a carreira de empresário está definitivamente extinta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos