Gilmar Rinaldi é anunciado como novo coordenador de seleções da CBF

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A reformulação continua após campanha frustrante do Brasil na Copa do Mundo. Depois de dissolver toda a comissão técnica, o presidente da CBF José Maria Marin anunciou a contratação do ex-jogador Gilmar Rinaldi como o novo coordenador de seleções da entidade.

"Meu desafio é começar a definir uma nova filosofia. Algumas medidas serão tomadas com foco no projeto. Sempre pensando que o coletivo tem que prevalecer sobre o individual, é a base de qualquer grande empresa e grande time", afirmou Gilmar. "Vou conversar com ex-jogadores, treinadores. O momento é de ouvir muito, ter humildade de saber o que está acontecendo. Tem muita gente que pode ajudar, são brasileiros e fazem parte da seleção".

Gilmar assume um cargo similar ao que era ocupado por Andrés Sanchez, diretor de seleções no fim da gestão de Ricardo Teixeira. Marin havia extinguido a função após a saída do ex-corintiano, que se demitiu por não ter sido consultado na troca de Mano Menezes por Felipão no comando técnico.

"Ele [Gilmar] é o coordenador-geral, vai coordenador todas as seleções do Brasil, inclusive a feminina. Será o instrumento de ligação entre a presidência e todas as seleções. Depois da presidência, é quem terá o comando de todas as seleções. E tudo sempre com harmonia e concordância do presidente atual e do próximo presidente", disse Marin.

Como jogador, Gilmar foi campeão brasileiro por Internacional, São Paulo e Flamengo. Foi convocado por Carlos Alberto Parreira para a Copa do Mundo de 1994 e sagrou-se campeão mundial como terceiro goleiro da seleção.

Após sua aposentadoria, em 1999, trabalhou dois anos como superintendente de futebol do Flamengo. Depois de deixar a função, passou a trabalhar como empresário de jogadores. Já gerenciou a carreira do atacante Adriano e trabalhava até então com os corintianos Danilo e Fábio Santos e com o volante Fábio Simplício, entre outros.

"Minha atividade de agente Fifa, que exerci por 14 anos, agora está extinta oficialmente, não existe mais. Meu foco é exclusivo com a seleção brasileira. Agradeço muito ao presidente Marin, ao Marco Polo. Me sinto em casa. Sei dos ajustes que precisamos fazer e espero fazer o melhor para corresponder à expectativa", disse Gilmar.

"Já há algum tempo eu havia desistido de continuar [como empresário], só com alguns jogadores que eu continuei por lealdade. Passei uma mensagem ontem que talvez eles não tenham entendido, mas oficialmente hoje eu estou fora dessa atividade. Eu não posso ficar preocupado com isso no momento, eu tenho que trabalhar, e as minhas ações todo mundo vai conhecer com o tempo" completou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos