CBF pretende anunciar técnico da seleção até terça e descarta estrangeiro

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Brasil tem pressa para definir um novo treinador. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (17), o presidente da CBF José Maria Marin disse ainda não ter escolhido o substituto do técnico Luiz Felipe Scolari, mas afirmou que pretende anunciar o novo comandante do time nacional até a próxima semana.

"Esperamos [anunciar] até terça-feira (22), porque ainda estamos conversamos, vendo todas as peculiaridades. O importante é que o treinador, além da capacidade técnica, venha ao encontro do que foi falado aqui, junto com o Gallo e o Gilmar, que vai participar ativamente dessa escolha como coordenador. Também não pode ser uma coisa de afogadilho, porque é um projeto a médio e longo prazo. Pode ser a decisão mais importante de todas. Então vamos fazer todo o esforço", disse Marin.

O novo treinador deve ser escolhido dentre os nomes que atuam no futebol nacional. Anunciado novo coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi descartou a contratação de um técnico estrangeiro para assumir a equipe brasileira.

"Não é o momento [de contratar um estrangeiro]. Acho que é o momento de buscar na nossa casa alguém que tenha esse conhecimento dos nossos problemas e do nosso futebol. Estamos traçando um perfil e vamos ver se o que estamos pensando se encaixa", afirmou Gilmar. "O mais importante é definir o que queremos, qual o perfil que queremos. Vivemos um momento delicado, temos que ter humildade de reconhecer isso. Não tem muito tempo para pensar, agora é hora de trabalhar, e eu vou buscar o melhor".

"Ele [novo técnico] vai fazer uma coisa que eu gosto, que é viajar, estudar, conhecer muito. Vamos interagir com os outros treinadores. Também precisamos saber o que está acontecendo no mundo. Temos que adaptar esses métodos bem sucedidos no mundo todo, respeitando nossos limites, estudando a melhor maneira para colocar em pratica", completou o novo coordenador.

Apontado em pesquisa realizada pelo Datafolha como o preferido dos torcedores para assumir a seleção brasileira, Tite tem o 'perfil estudioso' apontado como ideal por Gilmar e vê seu nome ganhar força. O novo coordenador de seleções, porém, evitou citar nomes de técnicos cogitados para a função.

"Acho que agora temos que pensar, não vamos falar de um ou de outro. Acreditamos nos treinadores do Brasil. Não vou falar individualmente sobre nenhum nome. O que posso dizer é que estamos conversando muito para contratar no timing certo", comentou Gilmar. "Acho que temos no Brasil treinadores capacitados e, com a escolha deste técnico, vamos oferecer todas as condições. No momento, a ideia de um estrangeiro não cabe na nossa realidade".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos