Governo agiliza papéis para ganeses que vieram para a Copa e querem ficar

Do UOL, em Brasília

  • Paulo Pasa/ Raw Image/ Agência O Globo

    Ganeses em Caxias do Sul (RS) aguardam na PF nesta quarta-feira (9) por documentos para ficar no país

    Ganeses em Caxias do Sul (RS) aguardam na PF nesta quarta-feira (9) por documentos para ficar no país

O Ministério da Justiça anunciou nesta quarta-feira (16) que vai agilizar a concessão de documentos e tramitação da burocracia para os torcedores da seleção de Gana que vieram ao Brasil com objetivo declarado de acompanhar a Copa mas decidiram ficar e tentar construir uma vida no Brasil. Ao todo, o governo recebeu 180 pedidos de refúgio de cidadãos de Gana  até agora -- a maioria dos imigrantes está em busca de trabalho na cidade gaúcha de Caxias do Sul.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, 2.529 ganeses entraram no Brasil com vistos para acompanhar o Mundial. Estas permissões de entrada dão direito a uma permanência em território nacional de até 90 dias. Destes, 1.132 ainda estão no Brasil.

Na manhã desta quarta-feira, o governo federal se reuniu para determinar medidas de apoio a Caxias do Sul para a recepção do fluxo inesperado de imigrantes originados de Gana. A principal medida anunciada é a instalação de um mutirão para acelerar a expedição de documentos provisórios e uma missão envolvendo os ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de representantes do estado do Rio Grande do Sul.

As medidas de aceleração da emissão de protocolos serão iniciadas a partir desta quarta-feira nos postos da Polícia Federal. A missão federal a Caxias do Sul começa na próxima segunda-feira, dia 21 de julho.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, foram emitidos para o período da Copa 8.767 vistos a ganenses.  Nem todos os vistos, que autorizariam a entrada no país até o dia 13 de julho pelo prazo de 90 dias, foram efetivamente utilizados.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos