Copa do Mundo de 2014 bate recordes históricos nas redes sociais

Do UOL, em São Paulo

A Copa do Mundo de 2014 foi um sucesso nas redes sociais e atingiu números históricos. A final da competição, por exemplo, entre Alemanha e Argentina, foi o evento com maior pico de publicações por minuto na história do Twitter, rede de microblogs. Foram cerca de 619 mil tuítes em apenas 60 segundos.

O recorde anterior era justamente a semifinal da competição, jogo marcado pelo vexame da seleção brasileira diante da Alemanha, no Mineirão, quando cerca de 580 mil mensagens foram publicadas por minuto no Twitter.

O placar de 7 x 1 alemão sobre o time de Luiz Felipe Scolari, no entanto, ainda mantém o recorde de tuítes ao longo da partida. Foram 35,6 milhões, três milhões e meio a mais que a final da Copa do Mundo.

A conquista do tetra alemão, entretanto, bateu outro recorde. O jogo contra a Argentina no Maracanã teve 2,6 milhões de fotos enviadas a partir do estádio carioca. A partida que mais teve fluxo de dados na competição.

Ao todo, o tráfego de arquivos no palco da decisão do Mundial foi de 1.448 GB, próximo ao registrado na última edição do Superbowl, a final da liga de futebol americano dos EUA, de 1.642 GB.

No Facebook, a Copa do Mundo também foi um sucesso. A rede social registrou 3 bilhões de publicações relacionadas ao evento ao longo de toda a competição, transformando o Mundial no maior evento de mídia social no mundo. Cerca de 350 milhões de usuários do Facebook estavam engajados na Copa.

Segundo o Twitter, a Copa do Mundo registrou ao todo 672 milhões de mensagens na rede social. É o maior número de um evento na história do site, mas o Twitter informa que não é possível fazer comparações a eventos que duram apenas uma noite, como o SuperBowl e o Oscar.

Neymar

O atacante brasileiro foi o jogador mais citado no Twitter durante a Copa do Mundo. A rede social não divulgou os números, mais informou que ele ficou logo à frente do argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa como o melhor do Mundial, e de Luis Suárez, que se envolveu em uma confusão após dar uma mordida no italiano Chiellini e foi suspenso da competição, fato que repercutiu muito no mundo todo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos