Festa de encerramento será mais curta e terá cardápio musical mais eclético

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • REUTERS/Dylan Martinez

    12.jul. 2014 - Shakira, Wyclef Jean, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Carlos Santana e Alexandre Pires concedem entrevista coletiva no Maracanã. Os músicos vão se apresentar na cerimônia de encerramento da Copa

    12.jul. 2014 - Shakira, Wyclef Jean, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Carlos Santana e Alexandre Pires concedem entrevista coletiva no Maracanã. Os músicos vão se apresentar na cerimônia de encerramento da Copa

Depois da decepção causada pela cerimônia de abertura da Copa do Mundo, há pelo menos uma boa notícia relativa à festa de encerramento: será mais curta. Em vez dos 25 minutos do evento inaugural, este terá apenas 18 minutos.

O cardápio musical é bem mais eclético, também – o que parece outra boa notícia. Em vez do trio formado por Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Pitbull, que cantou "We Are One", desta vez haverá mais opções. Shakira, em sua terceira apresentação em final de Copa, vai subir ao palco ao lado de Carlinhos Brown para cantar o seu novo hit, "Dare (La La La)".
 
Além da dupla, um trio formado pelo guitarrista mexicano Carlos Santana, o músico haitiano Wyclef Jean e o brasileiro Alexandre Pires vai interpretar o hino oficial da Copa, "We Will Find a Way". E Ivete Sangalo, em parceria com Pires, e a ajuda da Acadêmicos da Grande Rio, vai cantar um "medley" de músicas brasileiras.
 
A Fifa promete, antes do show, uma pequena cerimônia, com a participação de cerca de 400 pessoas, para lembrar alguns temas importantes para a entidade – liberdade, solidariedade, diversidade e paixão pelo futebol. 
 
Representantes das duas seleções finalistas serão recebidos pelos outros 30 países participantes. E um número de dança vai representar a disputa entre Alemanha e Argentina.
 
 
Como funciona
  • Representações
    A cerimônia de encerramento é uma homenagem ao futebol e aos seus símbolos. Os valores do esporte mais popular do planeta serão representados no campo por quatro personagens: a Liberdade, a Solidariedade, a Diversidade e a Paixão.
  • Quem faz
    As 32 seleções participantes da Copa farão parte do show, com foco nos dois finalistas. Pelo palco ser o Rio de Janeiro, o espetáculo será ao som de samba, com a participação do GRES Acadêmicos do Grande Rio. A parte final terá show de artistas nacionais e internacionais.
  • Ato 1: O futebol
    Liberdade, Solidariedade, Diversidade e Paixão.
  • Ato 2: Encontro
    Os dois finalistas são recebidos pelos outros 30 países participantes
  • Ato 3: O cortejo dourado
    Referência à desejada taça da Copa
  • Ato 4: Tributo ao futebol
    Uma coreografia simbólica coloca frente a frente os dois finalistas
  • Ato 5: Show
    "Dare", interpretada por Shakira e Carlinhos Brown, "Dar Um Jeito", o hino oficial da Copa do Mundo da FIFA, interpretado por Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean e um pot-pourri de músicas brasileiras, interpretadas por Alexandre Pires e Ivete Sangalo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos