Brasileiros riem por último e provocam argentinos na saída do Maracanã

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os argentinos invadiram o Brasil durante a Copa do Mundo. Cantaram músicas lembrando a derrota brasileira no Mundial de 1990, provocaram muito após a seleção perder por 7 a 1 para a Alemanha e foram à forra depois que o Brasil perdeu para a Holanda na decisão de terceiro lugar. Mas, como diz o ditado, quem ri por último ri melhor. E quem riu por último foram os brasileiros, pelo menos no Maracanã.

Neste domingo, logo após a Argentina perder a final da Copa para a Alemanha, os brasileiros tomaram as ruas do entorno do Maracanã. Esqueceram por alguns minutos a campanha vexatória da seleção no Mundial sediado no país e devolveram de uma vez só toda a provocação de argentinos que aguentaram durante um mês de torneio.

Moradores de prédios e casas nos arredores do Maracanã saíram de suas residências para zoar os argentinos derrotados. Lembraram os mil gols de Pelé, o pentacampeonato Mundial do Brasil e chegaram a criar uma versão de resposta para a música "Decime que se siente" que os hermanos cantaram insistentemente durante a Copa. "Argentino, me o que você sente, perdendo a Copa no Maracanã", cantaram os brasileiros, aliviados após a vitória da Alemanha por 1 a 0, na prorrogação.

"Sofremos muito durante a Copa por causa da nossa seleção e das provocações", disse o advogado Fábio Pereira, de 33 anos, morador de um prédio em frente ao Maracanã. "Agora, estamos aqui descontando. Sete Copa que eles não ganham."

"Essa final lavou a alma", complementou o médico Albercir Martins, 32 anos, morador do Maracanã. "Nós perdemos em casa, mas pelo menos eles não ganharam."

Tensão

A provocação de brasileiro não passou despercebida por argentinos. Ao sair do estádio, alguns ficaram irritados com os brasileiros e iniciaram discussões. Houve foco de empurra-empurra. O UOL Esporte não presenciou nenhuma briga do lado de fora do Maracanã.

A Polícia Militar e a Força Nacional do Segurança reforçaram sua presença ao redor do estádio. Muitas viaturas passaram a circular no entorno do Maracanã após o jogo.

Do lado de dentro do estádio, houve, sim, algumas brigas. A reportagem do UOL Esporte presenciou três focos de confusão – sem envolver multidões – logo depois do apito final, sempre com o mesmo cenário.

Em um dos focos de confusão, a Polícia Militar precisou intervir. Nos outros dois, bastaram os seguranças do estádio para conter os envolvidos. Não houve pessoas com ferimentos graves em decorrência das brigas.

Logo depois das confusões dentro do estádio, policiais militares entraram em peso no Maracanã para tentar prevenir outros focos de briga. A iniciativa causou confusão e assustou muitos torcedores presentes, que não estavam envolvidos nas brigas.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos