Pagode que a seleção abraçou escreveu história da Copa. Ouça e veja

Do UOL, em São Paulo

Chegou ao fim nesta terça-feira o sonho do hexa da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, em casa. E durante os mais de 40 dias desde o início dos treinos na Granja Comary, em Teresópolis, os convocados escolheram a música "Tá Escrito", do Grupo Revelação, como tema. Uma espécie de hino interno, e também um mantra. E acabou que a música não só embalou os momentos entre os jogadores, mas também escreveu a história da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. Verso por verso.

A música fala sobre a recompensa da felicidade a quem cultiva o sentimento do amor. Fala sobre ter coragem, a partir desse sentimento, para superar obstáculos que parecem instransponíveis. Fala sobre tropeços, imprevistos, e motiva. Essencialmente, é um hino motivacional. Conquistou até Felipão: o técnico veio a público pedir para que a torcida cantasse nos estádios. Nesta terça, a música acabou. Clique no player acima e acompanhe a leitura dos versos abaixo.

"Quem cultiva a semente do amor..."

Divulgação
A família Scolari sempre cultivou a semente do amor. Felipão agiu antes mesmo da Copa do Mundo como uma figura paterna para os jogadores, com abraços, carinho, piadas e postura mais branda. Desde sempre, Felipão construiu relação harmoniosa e o sentimento de família entre o grupo.

"Segue em frente não se apavora..."

Buda Mendes/Getty
Não foi na semifinal da Copa, mas o amor quase sempre vence. E o cultivo dessa semente serviu para que a seleção superasse obstáculos grandes e adversários mais bem preparados técnica e taticamente, como Colômbia e Chile.

"Se na vida encontrar dissabor..."

Elsa/Getty Images
O primeiro tropeço veio antes do primeiro sucesso na Copa do Mundo. O gol contra de Marcelo na estreia, contra a Croácia. Cantaram a bola: já estavam cientes que o revés poderia acontecer antes da vitória.

"... Vai saber esperar sua hora"

Elsa/Getty Images
E souberam esperar. Sem perder a calma, sem afobação, superaram o primeiro tropeço. E com alegria, sem sofrimento, na bola. Golaço de Neymar para abrir a Copa da seleção brasileira, depois outro dele, e mais um belo gol de Oscar. Souberam esperar a hora...

"Às vezes a felicidade demora a chegar..."

REUTERS/Mike Blake
O Brasil poderia ter encaminhado a classificação às oitavas já na segunda rodada, contra o México. Mas encontrou o goleiro Guillermo Ochoa, a barreira da felicidade. Não passou nada, Neymar e Thiago Silva chegaram muito perto, finalizaram bem, mas não teve jeito. Mas o sonho não morreu.

"Aí é que a gente não pode deixar de sonhar..."

Ronald Martinez/Getty
No mesmo embalo, como se a música descrevesse exatamente a trajetória do Brasil na Copa e funcionasse como mantra após tropeços, a seleção não se descontrolou pelo empate – que poderia tirar a primeira colocação no Grupo A – e manteve o mesmo ritmo.

"Guerreiro não foge da luta e não pode correr..."

Jefferson Bernardes/VIPCOMM
O Brasil não temeu Camarões na última rodada da fase de grupos. Era seguro aplicar uma goleada, e assim foi. Fred, que ainda não tinha brilhado. E marcou, sem correr, o terceiro gol da partida que abriu caminho para a fase seguinte.

"... Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer"

Pool/Getty
E da mesma forma, superando obstáculos sem muita explicação racional, o Brasil avançou. Derrubou uma seleção chilena que jogou melhor e levou a partida para os pênaltis. Teve em Júlio César, que nasceu para vencer, uma muralha decisiva. Goleiro que esperou o tempo de quatro anos, desde a falha na Copa de 2010, para reaparecer.

"É dia de sol mas o tempo pode fechar..."

AFP PHOTO / ODD ANDERSEN
Era dia de sol. Vitória do Brasil. Thiago Silva, David Luiz de novo. O melhor da Copa, James Rodríguez, anulado. Mas a chuva chegou. E chegou em forma do joelho do lateral colombiano Camilo Zuñiga. Direto nas costas de Neymar.

"A chuva só vem quando tem que molhar..."

AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH
Parecia haver um propósito para a lesão de Neymar. Fratura em uma das vértebras, 45 dias de recuperação... o fim da Copa. Não só para ele. O evento pelo qual o mundo todo esperou ficou sem seu protagonista, a atração principal da festa.

"Na vida é preciso aprender se colhe o bem que plantar..."

Reprodução/CBF
Neymar chorou muito. E preferiu não apontar dedos ao autor da agressão. Falou que lhe tiraram o sonho de disputar uma final de Copa. Mas não acompanhou a demonização ao lateral direito da Colômbia. Plantou o bem: perdoou Zuñiga. 

"... É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar"
AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
É Neymar quem tem que brilhar, hoje ou amanhã. E o Brasil sabe disso tanto quanto a camisa 10 que ele veste e que já passou por jogadores como Pelé, Zico e Ronaldinho, todos eles dominantes e brilhantes durante as carreiras. 

"Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé..."

Jamie McDonald/Getty Images
Sem Neymar, o Brasil foi para cima, apoiado exclusivamente na fé que mesmo assim poderia supera a Alemanha. E o óbvio virou o incrível: a seleção perdeu, mas perdeu como nunca, de forma dolorida.  

"Manda essa tristeza embora..."

REUTERS/Ruben Sprich
O baque, como não seria diferente, foi muito grande. A reação, o choro e a tristeza foram proporcionais ao placar aplicado pela Alemanha. Mas não houve uma semana de martírio e lamentação. Durou até o dia seguinte, porque a seleção ainda teria a disputa pelo terceiro lugar. E, para não fazer pior ainda, teve de se recompor. 

"Pode acreditar que um novo dia vai raiar..."

AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
E assim como na canção, os jogadores do Brasil se apegaram à fé mesmo depois do 7 a 1, mesmo depois do desastre. Ainda no campo, houve alguns que rezaram logo depois do apito final, acreditando que isso aconteceu por algum motivo específico, e que ainda haverá recompensa.  

"... Sua hora vai chegar"

FLAVIO FLORIDO/UOL
Neymar ainda será o melhor jogador do mundo. E estará na Copa do Mundo de 2018. O grande atleta brasileiro dessa geração não viveu o momento dele, que o mundo todo esperava, em 2014. Mas tão certo quando os 7 a 1 da Alemanha é o sucesso de Neymar no futuro próximo. Com a palavra, o próprio, na última quinta-feira: "Vai doer por muito tempo e vai passar. Dias melhores virão. Vamos fazer de tudo para devolver a alegria ao povo brasileiro e principalmente aos nossos rostos".



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos