Final entre Argentina e Alemanha não deve reunir papas em frente à TV

Das agências internacionais

  • Stefano Rellandini/Reuters

    Papa Francisco acena com bandeira da Argentina durante visita ao Brasil, em 2013

    Papa Francisco acena com bandeira da Argentina durante visita ao Brasil, em 2013

O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, declarou que é "altamente improvável" a possibilidade de um encontro entre o papa Francisco e o papa emérito Bento 16 para assistirem à final da Copa do Mundo entre Argentina e Alemanha, que acontece no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Tratada nas redes sociais como as finais dos papas, pelo fato do papa Francisco ser argentino e Bento 16 ser alemão, muito se especulou que os dois estivessem reunidos em frente à TV em alguma sala do Vaticano para acompanharem a terceira final de Copa do Mundo entre argentinos e alemães. Os rumores, porém, não devem ir além disso.

"A partida acontecerá às 21h (horário de Roma, sede do Vaticano), e como o papa Francisco está acostumado a se retirar para os seus aposentos às 22h, não tenho informações, a três dias da final, que o pontífice vá assistir ao jogo", declarou Lombardi.

Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires de 77 anos e que tornou-se o papa Francisco, em abril de 2013, tem o seu gosto por futebol bastante conhecido. Torcedor do San Lorenzo, o pontífice deve comunicar apenas horas antes do jogo qual será sua agenda no domingo à noite (de Roma), quando ocorrerá o confronto entre Argentina e Alemanha.

Em contrapartida, o alemão Joseph Ratzinger, de 87, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro do ano passado, nunca foi conhecido como um esportista, e sim por suas atividades como teólogo, intelectual e pianista. "Podemos descartar de maneira categórica que ele vá ver ao jogo", declarou uma fonte do Vaticano que preferiu não se identificar.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos