Final entre Argentina e Alemanha não deve reunir papas em frente à TV
Das agências internacionais
-
Stefano Rellandini/Reuters
Papa Francisco acena com bandeira da Argentina durante visita ao Brasil, em 2013
O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, declarou que é "altamente improvável" a possibilidade de um encontro entre o papa Francisco e o papa emérito Bento 16 para assistirem à final da Copa do Mundo entre Argentina e Alemanha, que acontece no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.
Tratada nas redes sociais como as finais dos papas, pelo fato do papa Francisco ser argentino e Bento 16 ser alemão, muito se especulou que os dois estivessem reunidos em frente à TV em alguma sala do Vaticano para acompanharem a terceira final de Copa do Mundo entre argentinos e alemães. Os rumores, porém, não devem ir além disso.
"A partida acontecerá às 21h (horário de Roma, sede do Vaticano), e como o papa Francisco está acostumado a se retirar para os seus aposentos às 22h, não tenho informações, a três dias da final, que o pontífice vá assistir ao jogo", declarou Lombardi.
Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires de 77 anos e que tornou-se o papa Francisco, em abril de 2013, tem o seu gosto por futebol bastante conhecido. Torcedor do San Lorenzo, o pontífice deve comunicar apenas horas antes do jogo qual será sua agenda no domingo à noite (de Roma), quando ocorrerá o confronto entre Argentina e Alemanha.
Em contrapartida, o alemão Joseph Ratzinger, de 87, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro do ano passado, nunca foi conhecido como um esportista, e sim por suas atividades como teólogo, intelectual e pianista. "Podemos descartar de maneira categórica que ele vá ver ao jogo", declarou uma fonte do Vaticano que preferiu não se identificar.