Goleada alemã deixou 25 mil pessoas anestesiadas na Fan Fest de São Paulo

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

  • Felipe Pereira

    Com meia hora de jogo já havia fila de torcedores para deixar a Fan Fest em São Paulo

    Com meia hora de jogo já havia fila de torcedores para deixar a Fan Fest em São Paulo

Teve xingamento, ironia, vaia e brincadeiras seguidas de sorrisos amarelos. Mas as 25 mil pessoas que foram à Fan Fest de São Paulo estavam, acima de tudo, desnorteadas com o que acontecia em Belo Horizonte. Logo que o desastre foi desenhado, os torcedores pareciam estar anestesiados em pé, de braços cruzados e cara de contrariado.

A descrição serve para aqueles que permaneceram no Vale do Anhangabaú, porque assim que a Alemanha fez o quinto gol um corredor em direção à saída foi formado. Aos 40 minutos do primeiro tempo, 8 mil torcedores haviam ido embora.  Pessoas que passaram pelas catracas cabisbaixas carregando bonés, faixas e bandeiras do Brasil. Rodinhas se formaram para destilar veneno contra Felipão e seus comandados.

Entre os torcedores que não foram embora, a palavra vergonha era a mais usada para classificar o desempenho do Brasil. Mas havia variações como vexame, decepção e humilhação. As pessoas também citavam jogadores não convocados como Luis Fabiano, Lucas e Robinho.

Constrangidos, os brasileiros que continuaram a ver o jogo estavam com cara de enterro. Elas pareciam desorientadas porque digeriam o segundo gol quando o terceiro e o quarto surgiram. Tentando assimilar o que assistiam, pouco se manifestaram e sempre que falavam demonstravam descontentamento.

A saída de Fred foi aplaudida e um passe errado da seleção, vaiado. As pessoas também gritaram "olé" e comemoraram de forma debochada os dois gols alemães na etapa complementar. Houve aqueles que apelaram para o humor, e brincadeira de que "nem a Volkswagen faz gols tão rápido" era a mais repassada por whatsApp.

A frustração era tão grande que mesmo os copos da Fan Fest, xodó levado de recordação pelos torcedores, foram desprezados. Dezenas deles foram pisoteados no Vale do Anhangabaú. Diego da Silva Abreu, 26 anos, era uma das pessoas em pé e de braços cruzados que permaneceu na Fan Fest até o final do jogo. Ele explicou que não foi embora porque queria ver um gol brasileiro.

Questionado se a dor tinha diminuído quando Oscar balançou as redes de Neuer, foi sintético. "Não". Assim que o árbitro terminou a partida os torcedores brasileiros foram cercados por jornalistas estrangeiros. Além dos países tradicionais no futebol, foram dadas declarações para emissoras do Catar, Índia, China e Angola.

Claro que quase ninguém ficou para o show de forró depois da partida. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos