Fifa suspende Nigéria de torneios internacionais por ingerência do governo

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo / Sunday Alamba

    Nigéria foi eliminada nas oitavas para a França por 2 a 0

    Nigéria foi eliminada nas oitavas para a França por 2 a 0

A Fifa suspendeu por tempo indeterminado a Federação Nigeriana de Futebol (NFF), que não poderá promover jogos e competições internacionais. A entidade que regula o futebol puniu os nigerianos em razão da interferência do governo local no futebol.

A punição aconteceu depois que o governo do país africano depôs os dirigentes do futebol do país, na volta dos nigerianos do Mundial no Brasil.

O presidente da federação, Aminu Maigari, foi destituído no último sábado (5), numa votação que, para a Fifa, ocorreu em desacordo com os estatutos da NFF. A intervenção do governo no futebol nigeriano começou quando os jogadores da seleção nacional ameaçaram uma greve durante a Copa do Mundo.

Após se classificarem para as oitavas de final do torneio, os jogadores ameaçaram não entrar em campo contra a França caso não recebessem seu pagamento pela classificação na primeira fase.

O presidente da NFF se negou a pagar o 'bicho' antes que a federação recebesse sua premiação da Fifa, ao final do torneio. Então, o governo do país entrou em ação para garantir que o jogo aconteceria.

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, agiu diretamente com o ministro dos Esportes para resolver o imbróglio e fez com que o dinheiro chegasse às mãos dos atletas.

Na volta da delegação, o governo além de depor Maigari, chegou a levá-lo detido, mas o soltou em seguida. A Fifa ameaçou punir os nigerianos caso a intervenção se mantivesse. Ainda assim, ela foi confirmada no último sábado.

Os artigos 13 e 27 do Estatuto da Fifa obrigam as federações, como a do país africano, a "administrar seus assuntos de forma independente e se assegurar de que não seja realizada nenhuma ingerência por parte de terceiros em seus assuntos internos". O Comitê de Urgência da Fifa detectou o comando de terceiros no futebol da Nigéria, aplicando punição conforme prevê o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade.

A suspensão "vai terminar quando forem retiradas as ações judiciais e o comitê executivo, a assembleia geral e a administração da NFF possam trabalhar sem ingerências em seus assuntos", conclui Fifa.

A Federação da Nigéria poderá se explicar em 15 de julho. Caso a decisão seja mantida, o país ficará fora do torneio do Mundial sub-20 para mulheres, que será realizado em agosto.

A seleção e os clubes nigerianos estão proibidos de disputar competições e jogos internacionais, inclusive amistosos.

A punição divulgada pela Fifa acontece pouco depois de a seleção nigeriana participar da Copa do Mundo no Brasil. O time africano se classificou para as oitavas, sendo eliminado no confronto de mata-mata contra a França. Mesmo assim, o presidente do país

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos