Alemães elegem pressão em cima dos brasileiros como responsável por goleada

Do UOL, em São Paulo

Muito se especulou sobre os motivos que levaram o Brasil a sofrer uma goleada para a Alemanha na semifinal da Copa. Nesta quarta-feira, um dia após a vitória, os alemães colocaram a pressão sofrida pelos brasileiros como uma possível razão.

"Talvez a pressão era demais. As expectativas da equipe sendo o país sede pode ter derrubado eles. Nós entendemos tudo isso devido à nossa própria experiência, em 2006", disse Joachim Löw, em entrevista ao site da Federação Alemã de Futebol.

Na ocasião citada pelo técnico, a seleção alemã também sucumbiu nas semifinais da competição. No entanto, a derrota foi por apenas 2 a 0 para a Itália, que comemoraria o título naquela edição.

A preparação das duas seleções mostram a diferença no quesito pressão. Enquanto os brasileiros sofreram com a constante expectativa da torcida, refletido em lágrimas em campo, os alemães ficaram no litoral da Bahia, demonstrando uma boa dose de descontração e também protegendo de um forte assédio dos fãs.

O ex-jogador Mehmet Scholl também compartilhou da opinião sobre a influência do lado psicológico. "Se uma equipe que vive de emoção encontra um time como a Alemanha, que joga sempre em conjunto e que pode lidar com contratempos e muita qualidade, então as emoções por si só não são suficientes para vencer", disse para a Reuters.

Élber, que chegou a defender a seleção brasileira, e hoje trabalha como comentarista da TV alemã revelou que teve uma conversa com Dante. "Dante me disse que eles estavam tentando lidar com as emoções a cada rodada. Mas nós vimos que a equipe se desfez depois de ficar atrás. Você pode ser capaz de ganhar um jogo ou talvez dois com emoções, mas você nunca vai ganhar uma Copa apenas com emoção e sem tática", falou.

Adversário do Brasil na Copa de 2002, o goleiro Oliver Kahn também falou sobre a pressão sofrida pelos brasileiros. "Eu não sei quanto peso os meninos do Brasil estavam carregando em seus ombros. Mas, eles não foram capazes de lidar com ele. Esta equipe não tinha experiência suficiente para vir e enfrentar pressões deste grande torneio em seu próprio país", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos