Mineirão terá 3 mil policiais no entorno para combater ação de cambistas

Jeremias Wernek

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Policiais disfarçados irão atuar nas cercanias do estádio para deter cambistas antes da semifinal da Copa

    Policiais disfarçados irão atuar nas cercanias do estádio para deter cambistas antes da semifinal da Copa

O último jogo da Copa do Mundo em Belo Horizonte vai ter um esquema policial especial no entorno do Mineirão. Três mil homens andarão pelas ruas que levam ao estádio, palco do confronto entre Brasil e Holanda nesta terça-feira, em busca de cambistas e furtos que marcaram as partidas do Mundial na capital mineira.

O número de policiais na região não é bem uma novidade, mas a missão sim. No perímetro do estádio serão 1.500 policiais, mas com o mapa estendido para as cercanias o contingente atinge a marca de três mil oficiais.

A operação é reflexo do desmantelamento de parte do esquema de venda ilegal de ingressos do Mundial, que levou um diretor-executivo da Match, empresa que detém exclusividade para venda de pacotes e camarotes da Fifa a ser preso no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira.

"As denúncias e ações das últimas horas indicam, sem sobra de dúvida, que tem muito ingresso na rua. E não vamos deixar isto passar batido. Teremos homens a paisana e também fardados em busca de cambistas. Temos a expectativa de um número maior deles neste jogo", disse o Major Gilmar Luciano, da Polícia Militar de Minas Gerais.

Nas outras cinco partidas no Mineirão, a PM deteve diversos estrangeiros revendendo entradas e conseguiu criar um mapa de ação do comércio ilegal. As negociações se concentram no entorno da Lagoa da Pampulha, entra a Igreja São Francisco e a rótulo de acesso ao Mineirão. Também na junção da Avenida Cristiano Machado com a Abrahão Caram e em partes da Avenida Presidente Carlos Luz.

Ao todo, serão 12.085 policiais espalhados por Belo Horizonte com a meta de auxiliar na segurança e até no deslocamento dos torcedores para o estádio. A Avenida Pedro I estará bloqueada, para retirada das partes do viaduto que desabou na quinta-feira da semana passada, e o plano de mobilidade urbana sofrerá alterações. O fluxo cairá para as vias próximas e aí entrará o contingente.

"Todas as vias foram mapeadas e vamos ter esta readequação de mobilidade, então haverá um reforço de policiamento na Avenida Cristiano Machado. Antes uma rota subsidiária, mas agora um caminho que fatalmente será usado por quem vem e vai no jogo e quer atravessar a cidade", comentou Luciano.

O jogo entre Brasil e Alemanha será o primeiro na capital mineira a ocorrer às 17h. Na fase de grupos, e também nas oitavas de final - quando a seleção encarou o Chile, o pontapé inicial foi às 13h. Horário que marcará a abertura dos portões nesta terça-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos