Árbitros ainda podem levar o Brasil à final da Copa

Do UOL, em São Paulo

Pelo menos três brasileiros devem ter ficado bastante felizes com a derrota da seleção para a Alemanha nesta terça-feira no Mineirão. Sem a o time anfitrião na disputa pelo título, Sandro Meira Ricci e seus auxiliares, Emerson de Carvalho e Marcelo van Gasse, continuam com chances de chegar à grande final no Maracanã, no próximo domingo.

Eles estão entre os 15 trios de arbitragem escolhidos pela Fifa para os últimos quatro jogos do torneio: as duas semifinais, a final e a disputa de terceiro lugar. Outros dez trios convocados para a Copa haviam sido liberados após as quartas de final. Os brasileiros são os únicos entre os que ficaram cujas respectivas seleções ainda participam da torneio (alemães, argentinos e holandeses já não estão mais no Brasil).

Agora, com a seleção eliminada, Ricci e seus colegas vivem a expectativa de serem escolhidos para comandar o jogo mais importante do Mundial, o duelo entre a Alemanha e o vencedor de Argentina x Holanda.

A Fifa diz que levará em conta na decisão critérios técnicos, físicos e médicos.

Caso Ricci seja escolhido, seria a terceira vez que um brasileiro dirigiria a final de uma Copa. Arnaldo César Coelho foi o pioneiro ao trabalhar na decisão de 1982, entre Itália e Alemanha. Quatro anos depois Romualdo Arppi Filho comandou a decisão entre Argentina e Alemanha, no México.

No entanto, o favorito para estar no Maracanã parece ser o inglês Howard Webb, juiz da final da Copa da África do Sul. A Fifa divulgará o nome dos escolhidos após a segunda semifinal, que será disputada na quarta-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos