Alemanha é a seleção que mais correu para chegar às semifinais

Do UOL, em São Paulo

Não há como afirmar, ninguém confirmará e, por maior que seja o cansaço, ninguém assumirá. Mas, pelos números, é possível supôr qual é a seleção que chega às semifinais da Copa do Mundo de 2014 mais desgastada após cinco jogos em gramados brasileiros. E a notícia é boa para um Brasil que entrará em campo no Mineirão, na próxima terça-feira, sem Neymar, seu melhor jogador, e sem Thiago Silva, seu capitão.

A Alemanha, com seu estilo de movimentação e toque de bola, é a seleção que, segundo as estatísticas, entrará como a mais exigida fisicamente para as decisões do meio de semana.

É a seleção que mais correu. Com mais jogadores no topo dos que mais percorreram quilômetros em gramados brasileiros. Que enfrentou a maior temperatura. E que usou menos jogadores nessas partidas.

O quanto isso influenciará no duelo contra o Brasil, só saberemos a partir de 17h de terça. Até lá, os dados ajudam a montar conjecturas:

576

km

A seleção alemã é a que mais correu até as quartas de final entre as semifinalistas. Foram 576 km no total, contra 573 km da Holanda, 548 km da Argentina e "apenas" 533 km do Brasil.

4

jogos às 13h

A Argentina jogou quatro jogos às 13h, na teoria o horário mais quente para partidas. Alemanha e Holanda disputaram três cada um, e o Brasil só atuou neste horário por uma vez - contra o Chile, com direito à prorrogação. Todas as seleções, aliás, disputaram uma prorrogação até aqui.

29

°C

A Alemanha disputou a partida contra Gana, na quente Fortaleza, com temperatura de 29°C, a mais alta entre as quatro semifinalistas. Só o Brasil jogou em temperatura tão alta: contra a Colômbia, às 13h, em Belo Horizonte.

17

jogadores

Para completar o "cansaço" alemão, a seleção europeia foi a que menos utilizou jogadores nas partidas anteriores: foram 17, contra 18 do Brasil, 20 da Argentina e 21 da Holanda.

AFP Photo/Patrick Stollarz
 Thomas Müller, o que mais correu

Entre os jogadores que disputarão as semifinais, o atacante alemão Thomas Müller é o que mais correu na Copa. Foram 57,4 km até aqui em cinco jogos. No geral, ele só perde para um costarriquenho: Celso Borges, com 60,4 km (Bryan Ruiz, também da Costa Rica, empata com o alemão).

Fazendo companhia a Müller no top 5 da Copa estão seus companheiros Toni Kroos e Philipp Lahm, com 56,6 km e 56,5 km, respectivamente. A Holanda só aparece com os 7° e 8 ° jogadores que mais correram: Sneijder, com 55,7 km, e Robben, com 55,4 km. A Argentina aparece ainda mais abaixo, com o 14°: Mascherano, com 53,8 km.

O brasileiro que mais rodou na Copa foi Oscar, só o 22° no total, com 50,1 km.

Flávio Florido/UOL
Já no Brasil...

Oscar foi o que mais correu, mas ele é só o 22° no total, com 50,1 km. Em seguida aparece Neymar, fora da partida, com 49,9 km.

Entre os mais descansados, estão jogadores que pouco entraram, como Henrique: o zagueiro brasileiro correu apenas 900 metros, o 4° jogador de linha que menos andou em campo na Copa.

Kongolo, da Holanda, é o semifinalista que menos correu: apenas 600 metros.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos