Fifa rebate acusação de "plano secreto" para conivência de árbitros na Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O diretor de Comunicação da Fifa, Walter de Gregorio, resolveu fazer um pronunciamento a jornalistas nesta segunda-feira antes de uma entrevista coletiva promovida pela entidade máxima do futebol. De Gregorio resolveu falar a jornalistas depois que o tablóide alemão Bild publicou um artigo apontando indícios de que a Fifa teria um "plano secreto" para que árbitros fossem coniventes com faltas cometidas durante os jogos do Mundial.

Para o diretor da entidade, isso é inadimissível. "Pensar que temos um plano secreto é inaceitável", afirmou ele. "Não estou dizendo que os árbitros não estão se enganando, mas isso faz parte do jogo. Nunca vamos ter um árbitro que não se engane. Agora, dizer que isso foi pensado é uma diferença."

De Gregorio disse nesta segunda-feira que resolveu fazer esse pronunciamento porque a questão é importante. Tem a ver com o cerne da Copa do Mundo e já teve repercussão. A questão foi levantada pelo jornal alemão depois que Neymar saiu contundido do jogo contra a Colômbia.

De Gregorio informou que a decisão de árbitro de não punir Zuniga é questionável. Isso faz parte do jogo. Só não é possível pensar que a Fifa foi conivente com essas faltas para "deixar o jogo rolar".

"O que a Fifa ganha com Neymar fora da Copa do Mundo? É óbvio que gostaríamos que ele estivesse jogando", disse.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos