Árbitro que não marcou falta que tirou Neymar da Copa pode apitar final

Do UOL, em São Paulo

O árbitro Carlos Velasco Carballo é uma das 15 opções da Fifa para apitar a final da Copa do Mundo, no próximo dia 13 de julho, no Maracanã. 

O espanhol já foi notificado que deverá ficar no Brasil até a nomeação do trio de arbitragem da partida entre Holanda e Argentina e também da disputa do terceiro lugar da Copa, que acontece no próximo sábado.

Velasco Carballo já apitou três partidas nesta Copa do Mundo. Ele fez sua estreia no jogo entre Uruguai e Inglaterra, depois conduziu Irã e Bósnia e por último Brasil e Colômbia.

O árbitro foi muito criticado em sua última atuação após não marcar falta de Zúñiga no lance que causou um fratura numa vértebra de Neymar, e causou o corte do jogador do restante da Copa do Mundo.

Apontado como um dos melhores apitadores da Espanha na atualidade, ele foi contestado por distribuir muitos cartões no primeiro jogo da Eurocopa 2012, entre Polônia e Grécia.

Na relação dos 15 juízes que podem chegar à decisão do Mundial, a entidade selecionou também o árbitro japonês Yichi Nishimura, que marcou pênalti inexistente em Fred na partida da seleção contra a Croácia. O brasileiro Sandro Meira Ricci está na lista dos árbitros para os jogos finais do torneio. 

Outro que continua no Mundial é Howard Webb, árbitro ingles que apitou a final da última Copa. Ele foi juiz da partida entre Brasil e Chile, e também sofreu críticas do técnico Luiz Felipe Scolari por supostamente anular de forma errada um gol de Hulk. A imagem, no entanto, mostra que a bola pegou no braço do atacante brasileiro.

"Quero elogiar a equipe pela maneira como todos se comportaram e pelo profissionalismo. No geral, estou satisfeito com o desempenho e o esforço que demonstraram", destacou Massimo Busacca, chefe do Comitê de Arbitragem da Fifa.

Lista dos 15 árbitros que podem chegar à final da Copa do Mundo

Ravshan Irmatov (Uzbequistão)

Yuichi Nishimura (Japão)

Noumandiez Doue (Costa do Marfim)

Djamel Haimoudi (Argélia)

Mark W Geiger (EUA)

Marco Antonio Moreno (México)

Enrique Roberto Osses Zencovich (Chile)

Sandro Meira Ricci (Brasil)

Carlos Alfredo Rodriguez (Equador)

Cüneyt Cakir (Turquia)

Jonas Eriksson (Suécia)

Pedro Alves Garcia (Portugal)

Nicola Rizzoli (Italia)

Carlos Velasco Carballo (Espanha)

Howard Melton Webb (Inglaterra)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos