Seleção enfrenta dificuldades e ambiente melancólico antes da semi

Do UOL, em São Paulo

Após longos anos de espera, a seleção brasileira finalmente voltou a figurar entre as melhores em uma Copa do Mundo. Desde 2002 o Brasil não chegava a uma semifinal. No entanto, uma série de fatores negativos ofuscou o momento vivido pelos comandados do técnico Luiz Felipe Scolari, que deveria ser de pura alegria.

Entre lesões, pancadas, suspensões e até punição a diretor de comunicação, o Brasil chega ao jogo decisivo contra a Alemanha, que acontece na próxima terça-feira, no Mineirão, com uma grande carga negativa. Mesmo com a boa campanha no Mundial em casa, o time pode ficar com o ambiente comprometido na disputa pelo título. 

Arte/UOL

A lesão de Neymar 

O maior problema da seleção brasileira aconteceu na vitória sobre a Colômbia, por 2 a 1, na sexta-feira. A lesão e corte de Neymar deixou todos os jogadores abalados. Um dos momentos marcantes foi quando o atacante Fred recebeu a notícia da lesão do companheiro e se emocionou em entrevista à Rede Globo.

A ausência do principal nome da equipe deve influenciar negativamente no desempenho dentro de campo. Para evitar qualquer contratempo, o técnico Luiz Felipe Scolari já antecipou a participação da psicóloga Regina Brandão. A ideia é que a profissional ajude a amenizar o impacto do corte do astro no restante dos atletas.

"O pessoal reagiu bem à colocação da Regina quando ela esteve aqui. Amanhã [domingo] ela virá novamente e vai trabalhar um pouco o assunto Neymar – como agir e como fazer com que os jogadores entendam que temos capacidade de ser campeões. Estou confiante e tranquilo", contou o técnico Luiz Felipe Scolari em entrevista ao "Jornal Nacional".

AFP PHOTO / POOL / FABRIZIO BENSCH

Morte do avô de Marcelo 

Além da lesão de Neymar, outro triste momento para o elenco brasileiro foi a morte do avô do lateral Marcelo. O camisa 6 da seleção brasileira foi informado sobre a morte no sábado, mas decidiu permanecer com o elenco na Granja Comary.

Pedro Vieira da Silva Filho, avô de Marcelo, faleceu por volta das 9 horas deste sábado.  Ele lutava contra o tumor na medula. Além disso, ele estava internado na UTI do hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro com uma pneumonia.

No último dia 18, quando a seleção brasileira estava de folga, o lateral chegou a visitá-lo no local. O avô foi um dos grandes responsáveis pela carreira de Marcelo. Era ele, por exemplo, que levava o lateral para treinos e peneiras.

Flávio Florido/UOL

Ausência de Thiago Silva 

Capitão e um dos melhores jogadores da seleção durante a campanha na Copa do Mundo, Thiago Silva também não vai estar em campo na semifinal diante da Alemanha. O zagueiro levou o segundo amarelo na vitória sobre a Colômbia e está suspenso para o duelo decisivo.

Experiente e um dos pilares do setor defensivo, Thiago Silva levou um cartão amarelo de forma "boba" diante dos colombianos. O zagueiro entrou na frente do goleiro David Ospina no momento da reposição de bola.

A CFB já confirmou que recorrerá ao cartão amarelo, mesmo assim a ausência do capitão será mais um obstáculo que o time de Felipão terá que superar no duelo contra os alemães. 

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Pancada em Willian

A seleção levou outro susto no treino de sábado, o primeiro após o corte de Neymar. O meia Willian deixou a atividade antes do término por conta de uma colisão com Hernanes.

Na disputa para substituir Neymar, o jogador do Chelsea até se levantou rapidamente após o choque, mas ficou mancando logo em seguida. A assessoria de imprensa da CBF informou que a pancada não foi grave e não deve comprometer a participação do jogador nas atividades normais.

Michael Regan/Getty Images

Suspensão de Rodrigo Paiva

Não é apenas no elenco que a seleção brasileira enfrenta problemas. A Fifa anunciou uma punição maior ao diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. O profissional ficará fora de pelo menos três partidas e ainda terá que pagar uma multa de 10 mil francos suíços.

Rodrigo Paiva foi punido pela entidade após se envolver em uma confusão com o atacante Mauricio Pinilla, durante o jogo entre Brasil e Chile, pelas oitavas de final da Copa. Depois de analisar as imagens, a Fifa concluiu que o diretor de comunicação acertou um soco no atleta chileno.
 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos