Neymar pediu para deixar concentração, diz médico da seleção brasileira

Do UOL, em São Paulo

A saída do atacante Neymar da concentração da seleção brasileira aconteceu por causa de um pedido do próprio jogador. Após ter sofrido fratura em uma vértebra e ter sido alijado das próximas partidas da Copa do Mundo, o camisa 10 pediu para viajar ao Guarujá e ficar com os parentes.

"Sempre que um jogador se vê obrigado a não competir por problemas de ordem médica, a definição sobre isso é do atleta. A pedido dele, o Neymar foi para casa para ficar onde se sente mais confortável, acompanhando a família. Ele vai poder estar com o grupo, se o quadro de dor permitir, nos momentos em que os atletas estiverem mais juntos", explicou José Luiz Runco, médico da seleção brasileira, em entrevista coletiva.

Neymar sofreu fratura na vértebra no jogo contra a Colômbia, na sexta-feira, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. Ele foi conduzido a um hospital de Fortaleza, onde a partida foi realizada, e passou por exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

"Depois disso, definimos a melhor estratégia. Ele foi colocado no voo com o mesmo sistema que usamos para levar comida ao avião, e depois ficou deitado nas poltronas. Tomou um relaxante muscular e uma medicação analgésica. Veio para a concentração e pôde jantar, acordar e almoçar com os colegas", relatou Runco.

"A decisão [de levar Neymar até Teresópolis] foi minha. Você tem que entender que eu podia tentar encontrar uma UTI móvel para levá-lo ao aeroporto e de lá para um avião, mas era tarde. Todo esse esquema seria difícil. Em segundo lugar, seria muito importante que ele estivesse conosco na primeira noite, com três médicos observando. Passei isso para o pai do Neymar, que ficou muito satisfeito. Hoje [sábado] ele voltou com toda tranquilidade. Para ele foi bom, para a logística foi bom e para o grupo foi bom", completou o médico da seleção.

Neymar foi conduzido de helicóptero até o Guarujá, onde vive com a família. "Ele consegue dar passos e caminhar. Não há lesão neurológica ou problemas que possam complicar sua vida como jogador de futebol", completou o médico da seleção brasileira.

Nos próximos dias, Neymar usará uma cinta lombar e será submetido a tratamento com medicação. O prazo de consolidação da fratura é de três a seis semanas, mas é possível que o jogador esteja nos estádios para assistir às próximas partidas do Brasil na Copa do Mundo.

"Foi um momento muito desagradável e desgastante. A partir do momento em que eu passo a informação, ele absorve e se cria uma cena muito triste. É desagradável destruir os sonhos de uma pessoa", finalizou Runco.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos