Maldade ou fatalidade? Entrada de Zuñiga em Neymar é a polêmica das quartas

Vanderlei Lima e Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

O Brasil conquistou nesta sexta-feira, no estádio Castelão, a sua vaga na semifinal da Copa do Mundo ao superar a Colômbia por 2 a 1. O torcedor brasileiro, no entanto, terminou o dia preocupado. O principal jogador da equipe, Neymar, sofreu uma entrada de Juan Zúñiga aos 42 minutos do segundo tempo e saiu do jogo de maca e chorando muito. Após exames veio a constatação de que ele tem uma fratura na vértebra na região lombar e está fora do Mundial.

Imediatamente, as atenções se viraram para a questão: existiu maldade por parte de Zuñiga ou foi um lance normal de jogo que resultou em uma fatalidade? 
 
O ex-zagueiro Márcio Santos, campeão em 94 pela seleção, não só criticou o jogador colombiano como também o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo por não ter sequer advertido Zuñiga. "Essa arbitragem na Copa do Mundo está com muito erro. Um lance desse era para ser expulso. A arbitragem está horrível, o jogador colombiano deu uma entrada criminosa no Neymar e o juiz deixou correr o lance", afirmou, ao ser questionado pelo UOL Esporte
Jamie McDonald/Getty Images
Rodríguez e Marcelo tentam acalmar Neymar após brasileiro sofrer a falta

Outro que também viu maldade na entrada foi Alemão, que jogou as Copas de 86 e 90. Para ex-volante, a intenção ficou visível pela maneira como ele chegou no brasileiro com o joelho nas costas.
 
"Eu achei muita maldade, achei uma entrada desnecessária. Foi muito infeliz o rapaz colombiano na hora. Deu para perceber que era uma lesão grave, uma coisa mais séria. Foi intencional a falta sim, dá pra ver perfeitamente", apontou. 
 
O ex-zagueiro do Palmeiras Cléber comparou o lance com a mordida de Luis Suárez em Giorgio Chiellini na primeira fase, dizendo que a falta foi uma ação deliberada para machucar Neymar. 
 
"Em momento em algum ele visou a bola, e foi além de só querer parar a jogada, houve agressão. Eu acho que este lance foi mais grave que a mordida do Suarez, muito mais grave, lesionou a coluna do atleta. Há anos que não via uma joelhada dessas. O atleta tem que receber uma punição que seja, no mínimo, igual à de Suarez", disse. 
Um lance desse era para ser expulso. A arbitragem está horrível, o jogador colombiano deu uma entrada criminosa no Neymar e o juiz deixou correr o lance Márcio Santos, ex-zagueiro da seleção campeão em 1994
X Acredito que é um lance de jogo. Ele queria matar a jogada, era final de jogo, o time dele estava perdendo e deixando a Copa, o que ocorreu foi um acidente que acontece no futebol, infelizmente. Luizão, ex-atacante da seleção que conquistou o título em 2002
 
Duas vozes destoaram destas opiniões. Ricardo Rocha, também zagueiro campeão em 94, admitiu que a entrada de Zuñiga foi violenta, mas não viu intenção no lance por parte do atleta. "Acho que ele foi com a intenção de parar a jogada. Acredito que pode ter tido uma força aplicada maior do que a necessária, uma vontade de intimidar, mas não creio que se deve crucificar o jogador colombiano. Não acho que ele quis quebrar a coluna do Neymar", ponderou. 
 
E justamente um atacante, Luizão, que jogou na campanha do penta em 2002 e que com características de centro-avante tomou várias trombadas de zagueiros em sua carreira, foi quem mais defendeu o colombiano. 
 
"Acredito que é um lance de jogo. É claro que ele teve intenção de fazer a falta, mas não de quebrar o Neymar, deixar o cara paraplégico. Ele queria matar a jogada, era final de jogo, o time dele estava perdendo e deixando a Copa. O que ocorreu foi um acidente que acontece no futebol, infelizmente", analisou. 
 
A Fifa já informou que irá avaliar o lance para definir se toma alguma medida disciplinar contra Zuñiga. 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos