Holanda nunca tinha vencido uma partida de Copa após prorrogação

Do UOL, em São Paulo

 

A vitória da Holanda sobre a Costa Rica na disputa de pênaltis do jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo, neste sábado, em Salvador, marcou a primeira vitória da história da seleção holandesa em Copas após a prorrogação. Até a partida deste sábado, a Holanda colecionava aproveitamento nulo em partidas que haviam passado dos 90 minutos: quatro jogos, quatro derrotas.

Das quatro quedas depois do tempo regulamentar na história das participações da Holanda em outras edições da Copa do Mundo, três haviam acontecido na prorrogação. Na última Copa, a mais marcante: para a Espanha, na final, com gol de Andrés Iniesta, que deu o título inédito aos espanhóis. Na final da Copa de 1978, Holanda e Argentina empatavam por 1 a 1 na prorrogação quando Mario Kempes marcou – ainda no primeiro tempo – para os argentinos. E o jogo ainda acabou com mais um dos adversários.

A primeira vez em que a Holanda caiu na prorrogação aconteceu em 1938, contra a Tchecoslováquia. Depois do empate sem gols no tempo normal, derrota por 3 a 0 na prorrogação. A única disputa de pênaltis da história da Holanda em Copas foi em 1998, contra o Brasil, pela semifinal. Taffarel, no entanto, garantiu a final brasileira contra a França.

Após a vitória sobre a Costa Rica, a Holanda enfrenta a Argentina pela semifinal em jogo que acontecerá no Itaquerão, em São Paulo, na próxima quarta-feira. A outra semifinal, entre Brasil e Alemanha, ocorre um dia antes, na terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos