Em festa, holandeses e costarriquenhos só lamentam por Neymar
Vagner Magalhães
Do UOL, em Salvador
As horas que antecedem a partida entre Holanda e Costa Rica em Savador foram de festa no centro histórico da cidade. Em maioria, os holandeses se concentraram no largo Terreiro de Jesus, enquanto os costarriquenhos desde o início da tarde tomaram a entrada principal da Arena Fonte Nova, local da partida, a partir das 17h. Entre eles, além da vontade de avançar às quartas de final do torneio, um assunto em comum: a lesão do brasileiro Neymar.
Muitos costarriquenhos acompanharam a partida do Brasil contra a Colômbia já em Salvador. E lamentaram a notícia de que Neymar está fora da Copa. "É uma grande perda para este Mundial. Era o principal jogador do Brasil, admirado no mundo todo", disse Carlos Cevalho, que veio com a família acompanhar o Mundial no Brasil.
Entre Holanda e Costa Rica, a equipe que avançar enfrenta a Argentina na semifinal da Copa do Mundo. Quem passar à final joga contra o vencedor de Brasil e Alemanha, que se enfrentam terça-feira, em Belo Horizonte.
Segundo ele, o sentimento geral dos costarriquenhos é o mesmo. "O Neymar é uma estrela Mundial. Não há quem não goste dele. Perde o futebol, já que ele está no auge da sua carreira e com apenas 22 anos poderia conduzir o Brasil a vencer uma Copa do Mundo dentro do seu país", disse.
Os holandeses também não gostaram da notícia. "Em uma Copa do Mundo, o mais bonito é ver os melhores jogadores em campo. E Neymar talvez fosse a maior delas neste momento, ao lado de Messi e Robben", disse Marc de Boer, que acompanha, no Brasil, sua sexta Copa do Mundo.
Durante a partida, torcedores entoaram o nome do jogador, como já havia acontecido no jogo entre Argentina e Bélgica. "Olê, olê, olá... Neymar, Neymar...", cantaram os torcedores em Brasília e também em Salvador.