França x Alemanha teve o lance mais violento da história das Copas

Do UOL, em São Paulo

  • AFP

    Patrick Battiston, da França, pouco antes de ser atingido pelo goleiro Harald Schumacher, da Alemanha

    Patrick Battiston, da França, pouco antes de ser atingido pelo goleiro Harald Schumacher, da Alemanha

O choque do goleiro alemão Harald Schumacher com o meio-campista francês Patrick Battiston é tido como o lance mais violento de todas as Copas. A colisão aconteceu durante partida pela Copa de 1982, vencida nos pênaltis pela Alemanha por 5 a 4 (3 a 3 no tempo normal e prorrogação). Battiston levou a pior.

Atingido, ele perdeu três dentes e chegou a ficar em coma pouco depois de ser levado às pressas ao hospital.

O lance aconteceu no segundo tempo. Battiston recebeu a bola em profundidade. Schumacher perdeu o tempo de bola na saída do gol, acertando o francês. O juiz entendeu que foi um choque normal e assinalou tiro de meta.

Desacordado, Battiston foi atendido por Michel Platini. Na época, Platini disse que pensou que o amigo tinha morrido.

A grave contusão de Battiston desencadeou briga diplomática entre Alemanha e França. Declaração em tom de deboche de Schumacher após a partida deixou o ambiente pior. "Se ele perdeu os dentes, eu pago as coroas", dissera o então goleiro alemão.

Referências ao nazismo foram feitas pela imprensa francesa dias depois do duelo no Mundial de 82. Schumacher foi tratado como vilão pelos franceses.

Em entrevista recente ao El Universal, Schumacher declarou que havia feito as pazes com Battiston em 2013, num encontro entre jogadores veteranos.

O alemão se diz surpreso com notícias de que Battiston estaria falando em "vingança" para o duelo entre Alemanha x França, nesta sexta, pelas quartas da Copa do Mundo no Brasil.

"Se Battiston disse que há poucas possibilidades de sejamos amigos, é responsabilidade dele. Para mim, este assunto encerrou quando eu me desculpei e ele aceitou minhas desculpas, sendo resolvido entre nós dois. Mas os meios de comunicação alemão e francês querem que sempre seja falado nesse assunto mesmo depois de 30 anos".

Steve Powell/Getty Images
Patrick Battiston deixa o campo na maca após ser atingido pelo goleiro Schumacher, em duelo entre França x Alemanha na Copa de 1982

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos