Técnico da Costa Rica 'troca' Corinthians e chora ao visitar Santos e Pelé

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Samir Carvalho/UOL

    Técnico colombiano Jorge Luis Pinto, da Costa Rica, se emocionou com homenagem na Vila Belmiro

    Técnico colombiano Jorge Luis Pinto, da Costa Rica, se emocionou com homenagem na Vila Belmiro

O técnico da seleção da Costa, Jorge Luis Pinto, um dos grandes destaques da Copa do Mundo, se emocionou ao visitar o Museu Pelé e o Memorial das Conquistas na cidade de Santos no início da noite desta quarta-feira. O treinador colombiano foi homenageado pela diretoria santista, ganhou "cantadas" para abandonar seu amor pelo Corinthians, time de coração, e balançou ao receber uma camisa personalizada do Santos e até um convite para ser sócio do clube.

"Houve um equívoco quando disseram que você é corintiano, na verdade, estavam querendo dizer que você é colombiano", disse Luis Claudio, integrante do Comitê Gestor do Santos, em tom de brincadeira.

Após breve discurso do dirigente santista, Jorge Luis Pinto se emocionou com a homenagem e chorou ao falar de sua passagem pelo clube que revelou Pelé para o futebol.

"Estamos trocando, vamos trocando (de time). Não vou esquecer nunca Santos. Estamos aprendendo a ganhar como o Santos. Vi muitas conquistas do Santos. Será difícil esquecer esse momento. Sempre recordarei desse estádio, da grama, do vestiário onde nos trocamos. A Vila Belmiro será o escritório da minha casa. O campo de Pelé, não esquecerei jamais", discursou em lágrimas o técnico colombiano.

"Temos ficado bem aqui, trabalhando muito bem, nos sentindo como em casa, emocionados, estimulados pelo estádio e tudo o que representa o Santos. Os jogadores têm sentindo, transmitido a alegria de estar treinando na Vila Belmiro. Graças também a todos nas ruas e nas casas, todo o carinho, Santos será uma cidade que lembraremos para sempre", disse após receber a homenagem.

Além do técnico Jorge Luis Pinto, o Santos também homenageou a seleção da Costa Rica, representada pelo presidente da Federação Costarriquense de Futebol, Eduardo Li Sánchez. O dirigente costarriquenho também recebeu uma camisa autografa, além de um diamante produzido a partir de um pedaço de grama da Vila Belmiro.

"O evento veio carregado de um sentimento muito espontâneo do próprio Santos, que estava muito feliz com a presença deles, pela simpatia, pela facilidade com que se envolveram com o Santos, com a comunidade, conquistando o carinho dos santistas, do brasileiro, da imprensa com uma campanha inesperada. Ficamos felizes e orgulhosos. A mística da Vila teve uma parcela de resultado no processo", afirmou o presidente do Santos, Odílio Rodrigues, que também falou da emoção do técnico da Costa Rica.

"Ele se emocionou, é muito simpático. Acho que esse negócio de corintiano é um ato falho. Pelo que falei com ele, é santista", disse.

Poucos minutos antes de receber a homenagem, Jorge Luis Pinto e seus comandados visitaram o Museu Pelé. Nessa visita, foram os costarriquenhos que fizeram a homenagem. Eles entregaram um quadro com a imagem de Pelé atuando no Cosmo no fim de sua carreira. A obra, que é de autoria de Ludy Murray, artista local, ficará exposta no Museu.

Jorge Luis Pinto comanda o último treino da Costa Rica na manhã desta quinta-feira, na Vila Belmiro, visando o duelo contra a Holanda no próximo sábado, às 17h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em duelo decisivo pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos