Inglaterra saiu faz tempo, mas tem a Liga com mais atletas nas quartas
Do UOL, em São Paulo
-
Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
D. Luiz e Oscar defenderam Chelsea no início do ano. 41 dos 184 atletas das quartas jogam o Inglês
A Inglaterra teve participação pífia na Copa do Mundo, sendo o pior colocado do grupo que reunia Itália, Uruguai e Costa Rica. Fiasco em campo, o futebol britânico segue em alta, pelo menos no que se refere ao torneio interno. O Campeonato Inglês é a competição que reúne o maior número de atletas presentes nas quartas de finais da Copa.
Dos 184 atletas das oito seleções que ainda sobraram, 41 atuam na Liga Inglesa.
O campeonato da Inglaterra conta com 22,2% dos jogadores das quartas de final, bem à frente do Campeonato Alemão, o segundo com mais atletas nesta fase do Mundial (25 jogadores, 13,5%).
O Brasil, por exemplo, conta com seis atletas que estavam na Inglaterra quando convocados para a Copa. São eles: David Luiz (que vai para o PSG), Oscar, Willian, Ramires, Fernandinho e Paulinho.
Das cinco competições que mais contam com atletas nas quartas, apenas duas seguem vivas no Mundial: Alemanha e França.
Em ordem dos torneios com mais atletas nas quartas: Inglaterra (41 jogadores), Alemanha (25 atletas), Itália (21), Espanha e França (16 cada).
A Costa Rica é a única equipe das 8 classificadas que não tem atleta jogando na Inglaterra. Mas esse "vazio" deve ser preenchido tão logo reinicie a temporada europeia.
Dois dos três principais atletas da seleção costarriquenha têm vínculo com o futebol inglês, mas foram emprestados para outros países. Bryan Ruiz pertence ao Fulham, e Joel Campbell ao Arsenal. Ambos devem ser reaproveitados pelos clubes ingleses após a Copa.
França e Bélgica são os países mais procurados pelos ingleses. Somados, os dois times possuem 21 atletas ligados a clubes da Inglaterra.