Governo mexicano vai interceder por torcedores presos em Fortaleza

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / YURI CORTEZ

    19.junho.2013 - Torcida do México comparece ao Castelão para o jogo contra o Brasil, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa

    19.junho.2013 - Torcida do México comparece ao Castelão para o jogo contra o Brasil, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa

A Secretaria de Relações Exteriores, entidade ligada ao governo mexicano, decidiu consultar autoridades brasileiras e pedir tratamento justo a um grupo de torcedores presos em Fortaleza. Os quatro rapazes são acusados de assediar e espancar brasileiros.

Os quatro mexicanos foram detidos em Fortaleza no último domingo, na Delegacia do Turista, e encaminhados para a Delegacia de Captura. A versão das autoridades locais é que os turistas andavam pela capital cearense em um táxi e assediaram uma brasileira que caminhava com três amigos. Um desses amigos teria reagido, e o grupo de estrangeiros desceu do carro para espancá-los.

Enquanto a confusão acontecia, um dos três brasileiros conseguiu se desvencilhar e correu para avisar a polícia. Os outros dois continuaram apanhando, e a mulher apenas gritava por socorro.

Uma das vítimas foi hospitalizada com fraturas no rosto e no corpo, e as outras também tiveram lesões visíveis. Os mexicanos tentaram fugir, mas foram impedidos por pessoas que estavam no local e mantidos ali até a chegada dos policiais.

"Não demos nenhum tratamento preferencial a eles, mas oferecemos apoio consular, algo que qualquer mexicano no exterior pode ter", explicou Vanessa Rubio, subsecretária da Secretaria de Relações Exteriores do México para América Latina e Caribe.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos