Você mudaria seleção? Para especialistas, solução é Neymar no lugar de Fred

Fernando Duarte, Guilherme Costa e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo e Teresópolis

Em quatro jogos, a seleção brasileira passou longe de encantar na Copa de 2014. Os problemas da equipe nacional ficaram ainda mais evidentes nas oitavas de final – vitória por 3 a 2 sobre o Chile nas cobranças de pênaltis após empate por 1 a 1. Afinal, qual é a solução para o elenco comandado por Luiz Felipe Scolari? Para jornalistas consultados pelo UOL Esporte, a resposta passa por uma mudança de função de Neymar, que já anotou quatro gols e é o artilheiro da equipe no Mundial.

"Eu mudaria conceitualmente. Não teria o Brasil jogando com um número 9, mas isso desde o começo da Copa", opinou Julio Gomes, editor do site "BBC Brasil" e blogueiro do UOL Esporte.

Neymar chegou a jogar como "falso centroavante" quando Mano Menezes comandava a seleção brasileira. Luiz Felipe Scolari sempre preferiu um centroavante fixo, e isso valeu até para os momentos de baixa do camisa 9 Fred. A opção é contestada por blogueiros do UOL Esporte.

"Eu cogitaria a troca do centroavante pelo Ramires. Sem um centroavante, coisa que o Felipão teria de testar nos treinos, o time teria meias mais adiantados e mais movimentação na frente", disse Vitor Birner. "Deixaria Neymar como um falso centroavante e aumentaria a presença de jogadores no meio-campo. Hernanes poderia ser titular para jogar próximo ao ataque, como faz na Inter", completou Erich Beting.

O repórter André Plihal, que trabalha nos canais ESPN, também sugere a adição de um armador à equipe. "Eu mudaria a lateral direita e talvez o ataque, trocando o Fred por um meio-campista".

"Eu tiraria o Fred para a entrada de mais um jogador de meio-campo, como Willian ou Hernanes, adiantando Hulk e Neymar para formar a dupla de ataque", concordou Pedro Fonseca, da agência de notícias "Reuters".

Até entre os estrangeiros a mudança no ataque do Brasil é defendida. "Se eu fosse Scolari, certamente tiraria o Fred e jogaria com Neymar e Oscar mais adiantados, com Ramires no meio-campo", ponderou Reda Maher, da rede "Eurosport".

Outra alteração sugerida por muitos dos jornalistas é na lateral direita. "Meu palpite é que ele bota o Maicon [na vaga de Daniel Alves]", afirmou Birner.

O Brasil fará pelo menos uma mudança para o jogo contra a Colômbia, na próxima sexta-feira, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. Como o volante Luiz Gustavo está suspenso, Scolari precisa definir a reposição. Na última segunda-feira, em entrevista ao "Sportv", o técnico admitiu que cogita montar um time com três zagueiros.

"Acho que ele vai mudar, mas sem mexer na estrutura do time. Trocará jogadores de posição, mas não vai alterar a forma de jogar. Troca de um volante por outro ou de um volante por outro", enumerou Erich Beting.

"A mudança de peça que ele precisava fazer ele já fez. A segunda seria o Maicon no lugar do Daniel Alves, e por duas razões: Daniel está jogando mal, e Maicon tem mais estatura e consistência defensiva. No entanto, há relatos de que o Maicon não tem treinado bem. Aí, como palpite de fora, não se compara com a capacidade do treinador. Se ele não está treinando bem, não tem como fazer essa mudança", adicionou Julio Gomes.

Jack Lang, do britânico "Daily Mirror", também espera menos alterações no time: "É tarde demais para tentar um plano B, mesmo com os problemas em campo. O máximo que eu poderia esperar seria Maicon na vaga de Daniel Alves, mas até isso eu considero improvável".

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos