Técnico da Suíça exalta equipe, confirma aposentadoria e vira jornalista

Luis Augusto Simon

Do UOL, em São Paulo

A última partida de Ottmar Hizfeld como treinador de futebol o encheu de orgulho. Após a derrota para a Argentina, o alemão que treina a Suíça confirmou que estava mudando de profissão. "Vou ser jornalista. Continuarei vendo muitas partidas, mas poderei descansar mais. Tive uma carreira muito boa e estou muito feliz com a maneira como a Suíça se comportou na minha despedida".

Explicou o jogo. "Foi uma partida madura, tática e em que tivemos duas boas chances no primeiro tempo. Depois a Argentina foi melhor - dou parabéns a eles - e marcou o gol. Tivemos coragem para reagir. Colocamos uma bola na trave e tivemos uma grande chance no final. Benaglio, nosso goleiro, foi todo coração, foi até a área deles. Por isso que o é futebol emocional. Complicamos a vida deles e eles mostraram que são ótimos. Deixo o futebol de cabeça erguida."

No dia anterior ao jogo, Hitzfield disse que sabia como parar Messi. E o que se viu foi uma marcação tripla sobre o craque, à frente da área suíça. "Só daria certo se ele tivesse três ou quatro em sua volta. Isso funcionou, mas a Argentina não é só Messi. Di Maria jogou muito bem. Mascherano é grande. Todos merecem parabéns".

E, por fim, a explicação porque a marcação falhou no final. "Falhou? Olha, todos sabemos que Messi pode decidir um jogo em um segundo. Ele conseguiu. Mas não esqueça que Di María acertou um chute muito difícil. Benaglio tentou mas foi impossível".

Hitzfeld explicou que sua orientação após os final dos 90 minutos foi simples. "Disse que estávamos no caminho correto e que era preciso manter a postura". E também respondeu por que entrou no campo ao final do jogo. "Fui dizer aos jogadores manterem a cabeça erguida e dar parabéns a eles. Foi um orgulho dirigir a seleção da Suiça. Uma grande honra".

Hitzfeld, de 65 anos, já havia anunciado em outubro do ano passado que deixaria de ser técnico após a Copa. O bósnio Vladimir Petkovic, ex-Lazio, assumirá o cargo na seleção após a queda nas oitavas de final do Mundial brasileiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos