'Sinto que esse pode ser o Mundial da Argentina', afirma Messi

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

Após uma vitória difícil sobre a Suíça, com um gol última etapa da prorrogação, o craque Lionel Messi viu a Argentina fortalecida, e, mais do que isso, passou a sentir que pode ser a Copa para seu país. Mais uma vez, o camisa 10 foi figura decisiva em campo, mas admitiu o sofrimento até o final.

Questionado se esse poderia o seu Mundial, afinal, teve quatro atuações convincentes em quatro partidas, Messi preferiu falar do coletivo, como de hábito. E disse que o crescimento do seu país mostra que o time ganha consistência.

"Não, não sei (se pode ser a Copa de Messi). Sinto que pode ser um Mundial da Argentina por como está, por como chega, porque hoje sentimos e sofremos, porque hoje tivemos a sorte do nosso lado também. Por isso, continuamos esperançosos", explicou o jogador.

Ele lembrou que faz tempo - precisamente desde 1990 - que a Argentina não vai além das quartas de final. Por isso, entende que o próximo confronto pode ser ainda mais difícil do que o desta terça-feira, no Itaquerão.

"Nós, como eles (torcedores), temos a esperança de chegar ao máximo. Ganhamos um partida importante. Agradecemos a torcida que veio. Oxalá que passemos. Virá uma partida igual ou mais difícil do que essa pela altura da Copa. Há muito tempo que a seleção não passa das quartas", lembrou.

Ele reconheceu que havia quem esperasse confrontos fáceis para os argentinos antes do Mundial, principalmente pelo grupo. Mas que todas as partidas têm sido difíceis. Admitiu também sua apreensão quando houve uma bola no travessão, e uma cobrança de tiro livre para a Suíça no final. Para ele, a complicações se devem a forma como os adversários têm jogado diante dos argentinos, e diante de todos os favoritos, o que converte os jogos em equilibrados.

"Porque é difícil, porque o adversário joga. Porque quase todos que pegam seleção grande se fecham. Não temos encontrado facilidade. Temos que querer propor. Tem que ter ter um tempo (de partida) para fazer as coisas mais rápidas", analisou.

O gramado do Itaquerão também foi alvo de Messi. Para o argentino, a qualidade do gramado favorecia aos suíços. "Não encontramos espaços. Sem dar desculpas, o campo não ajuda. O gramado estava seco e duro, e não sabíamos para onde ia (a bola). Isso ajuda o rival cada vez que quer se fechar atrás. Por sorte ganhamos", finalizou.

A palavra mais usada por Messi é Oxalá, que traduz a esperança de que a Argentina avance mais no Mundial. Dependerá muito de suas pernas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos