Holandeses sobem morro carioca, mas crianças reclamam: "só tem reservas"

Mauricio Stycer

Do UOL, no RIo

No meio da favela Dona Marta, no alto do morro com o mesmo nome, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, uma pichação em uma escada pergunta: "De que adianta a Copa ser aqui se a gente só vai ver pela TV?"

A seleção da Holanda, hospedada no Rio, não resolveu o problema dos moradores da favela, mas deu um refresco para eles nesta terça-feira (01). Classificada para as quartas de final da Copa do Mundo, parte da delegação tirou a tarde para realizar uma boa ação. Nove atletas subiram o morro para participar de uma ação social com crianças da comunidade carioca e ficaram impressionados com o que viram.

"Na Holanda também há pessoas com dificuldade, mas não tanto. É triste ver como as pessoas vivem. Mas é interessante ver que elas sabem viver esta outra realidade", comentou Daley Blind. "Fiquei impressionado. No meu país as pessoas não vivem desse jeito", disse Clasie.

Diante de um lixão com esgoto a céu aberto, no meio do morro, um PM que participava da escolta não aguentou e fez uma piada: "Olha o padrão Fifa!"

Os atletas da Holanda saíram de Ipanema escoltados pela Polícia Militar e seguiram rumo ao bairro Botafogo, onde se localiza a favela. Assediados pelas crianças, se divertiram com os pequenos moradores fazendo brincadeiras, jogando bola e, principalmente, tirando muitas fotos.

Os craques Robben, Van Persie e Sneijder não compareceram à atividade, o que gerou reclamação das crianças, que queriam ver seus ídolos de perto. Gritos de "Cadê o Robben?", "Eu quero ver o Robben" e "Cadê o Van Persie?" eram ouvidos constantemente.

Ao invés disso, contaram com a boa vontade de jogadores menos famosos da equipe comandada por Louis Van Gaal, como Jeremain Lens, Vlaar, Wijnaldum, Blind, De Guzmán, Vorm, De Vrij, Kongolo e Clasie.

"Pô, só tem reservas", reclamou um menino. "Pensei que ia ver o Van Persie, o Robben, mas eles não vieram. Mas tá bom assim também", comentou outro mais conformado. "Cadê o Robben?", perguntou um menino com a camisa da Holanda nas mãos. "Está ali, do lado do Batman", brincou um outro, igualmente frustrado pela ausência do craque.

Os atletas também visitaram a famosa "Laje Michael Jackson", onde o astro do pop gravou parte do videoclipe da música "They Don't Care About Us", em fevereiro de 1996. Antes de terminarem a "missão" ainda pararam em uma casa que estava passando o duelo entre Argentina e Suíça e viram o último lance do jogo, quando os suíços desperdiçaram cobrança de falta da meia-lua.

O Morro Dona Marta possui uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em seu topo com um campo de futebol acoplado. Após baterem bola no gramado artificial, os holandeses desceram da comunidade novamente fortemente escoltados pela polícia local. A visita durou uma hora e terminou no pé do morro.

A Holanda enfrenta a Costa Rica no próximo sábado (05/07) na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida é válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos