Fifa se cala sobre suspeita de manipulação de resultado na Copa do Mundo

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa mantém sob sigilo qualquer investigação sobre suspeitas manipulação de resultados em jogos da Copa do Mundo de 2014. Apesar de jornais estrangeiros levantarem dúvidas sobre um jogo de Camarões no Mundial, a entidade nega-se a passar informações sobre uma possível apuração sobre assunto.

De acordo com a revista alemã Der Spigel, a derrota de Camarões por 4 a 0 para a seleção da Croácia na primeira fase da Copa do Mundo pode ter sido manipulada.

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, a porta-voz da Fifa, Delia Fischer, foi questionada sobre as suspeitas sobre Camarões. Respondeu que o Código de Ética da Fifa e o Código Disciplinar da entidade proíbem a divulgação de informações sobre qualquer procedimento a respeito de manipulação de resultados.

Segundo Fischer, isso é necessário para evitar qualquer comprometimento da apuração. "Somente podemos divulgar algo sobre o assunto após uma decisão."

Fischer disse que não pode confirmar sequer se há ou não investigação da Fifa sobre a suspeita de manipulação de resultado. A porta-voz ratificou, entretanto, que o assunto é muito sério para a Fifa e que a entidade monitora suspeitas inclusive com a ajuda de autoridades policiais.

A revista alemã apontou que um apostador teria comunicado o resultado do jogo de Camarões a autoridades antes de a partida começar. O resultado se confirmou.

Arbitragem e Suárez

A Fifa também não se pronunciou sobre as queixas sobre a arbitragem da Copa do Mundo. Segundo a entidade, nenhum árbitro do torneio foi afastado por erro ou suspeita de erro.

Para as quartas de final da Copa do Mundo, segundo a Fifa, serão escalados os árbitros com melhor desempenho. Nenhum está descartado.

Já sobre o caso Luis Suárez, a porta-voz da Fifa informou que a entidade não tomou conhecimento das desculpas públicas do jogador pela mordida que o suspendeu da Copa. A suspensão do uruguaio deve voltar a ser analisado no dia 7 de julho.

Suárez, por ora, está suspenso por 9 noves do Uruguai e impedido de jogar ou treinar por quatro meses, mesmo em seu clube, o Liverpool, da Inglaterra.

*Atualizada às 14h25

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos