Copa de 2014 bate mais um recorde: cinco prorrogações nas oitavas de final

Do UOL, em São Paulo

Na primeira fase foram os gols. Com recorde histórico de bolas nas redes, a Copa de 2014 espalhou festas pelo Brasil. Nas oitavas de final, rarearam as movimentações nos placares. Aí foi a vez de a emoção tomar conta: em oito jogos eliminatórios, o Mundial deste ano já teve cinco prorrogações, número que representa um recorde histórico.

A Copa do Mundo não tinha uma fase com cinco jogos decididos em tempo extra desde a primeira etapa de 1938. Desde que as oitavas de final foram criadas, em 1986, o recorde era de 1990, na Itália, com quatro prorrogações.

Nas oitavas de final de 2014, os únicos duelos decididos no tempo normal foram Colômbia 2 x 0 Uruguai, França 2 x 0 Nigéria e Holanda 2 x 1 México. Ainda assim, os dois últimos seguiram indefinidos até os últimos 15 minutos de partida.

Emoção até o fim também foi uma marca dos jogos que foram para a prorrogação. A Alemanha venceu a Argélia por 2 a 1, mas os africanos marcaram no fim do tempo extra e tiveram chance para empatar. Também foi assim com a Argentina, que empatou por 0 a 0 com a Suíça nos 90 minutos, fez 1 a 0 e levou até bola na trave nos minutos derradeiros.

A prorrogação de Bélgica x Estados Unidos foi igualmente emocionante. Num duelo eletrizante e repleto de finalizações perigosas, os europeus venceram por 2 a 1. Mas poderia ter sido mais se o goleiro norte-americano Tim Howard não tivesse feito 16 defesas cara a cara, recorde da Copa de 2014.

Os outros confrontos que não se encerraram no tempo normal permaneceram indefinidos também na prorrogação. Brasil x Chile e Costa Rica x Grécia precisaram de pênaltis para definir os classificados para as quartas de final.

Com tantos duelos emocionantes, as oitavas de final da Copa tiveram 18 gols em oito jogos (média de 2,25 a cada 90 minutos). As últimas sete bolas nas redes foram marcadas em prorrogações – desde França x Nigéria o Mundial de 2014 não vê um gol em tempo regulamentar.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos