Técnico nigeriano critica árbitro após queda: "ele nos prejudicou muito"

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

O técnico da seleção nigeriana, Stephen Keshi, lamentou a derrota por 2 a 0 para a França que causou a eliminação da equipe africana da Copa do Mundo de 2014, em Brasília. Segundo o treinador, a forma como a derrota aconteceu - a Nigéria segurava o 0 a 0 até os 34min do segundo tempo - deixou a queda ainda mais dolorosa.

"É doloroso. Qualquer derrota é, até em um amistoso, quando você vê sua equipe jogando um excelente futebol e fazendo tudo que foi pedido. Não foi bom perder esse jogo desse jeito, mas é futebol, pode acontecer", declarou Keshi.

Ele também fez críticas ao árbitro, o americano Mark Geiger, que, na visão do treinador nigeriano, poderia ter sido mais rigoroso nas faltas cometidas pelos franceses. "Não estou satisfeito. Levamos carrinhos duros por várias vezes e o árbitro não fez nada. A arbitragem não foi boa. É a primeira vez que estou falando de um juiz como técnico, e ele não foi bem", opinou.

"O árbitro é um ser humano, então erros acontecem. Mas muitos dos erros em campo dele não nos ajudaram, foi muito difícil. É ele que decide o que vale em campo e nos prejudicou muito", acrescentou.

O técnico, ainda questionou o gol anulado de Emenike, ainda no primeiro tempo, por impedimento. "Gostaria de saber melhor, entender por que não valeu aquele gol que foi anulado, não me pareceu irregular. É uma pena, mas são coisas que acontecem e temos que lidar com isso", lamentou.

Premiação

O técnico ainda comentou sobre a polêmica premiação destinada aos nigerianos pela classificação às oitavas. Os atletas cobraram a confederação pelo dinheiro e teriam ameaçado não entrar em campo contra a França caso o pagamento não fosse realizado.

"Em primeiro lugar, é um tipo de cultura que temos na Nigéria. Quando uma grande partida vai acontecer, celebridades e autoridades do pais nos telefonam, visitam e tentam nos motivar para melhorar o desempenho. Foi o que aconteceu ontem", alegou Keshi.

"Não houve nenhum pagamento nessa ocasião ou por causa disso. O bônus combinado é normal e serve para motivar os jogadores, não há nada demais sobre isso", completou.

Por último, Keishi fez uma avaliação positiva do Mundial no Brasil e agradeceu à torcida do país. "Em todos os estádios que jogamos os brasileiros têm sido maravilhosos conosco e dado todo o apoio. É como se houvesse duas equipes brasileiras disputando a Copa, e agradeço por tudo."

"A minha avaliação é que a Copa tem sido maravilhosa, tudo perfeito. O pessoal de segurança é excelente, a coordenação é espetacular, os gramados, os estádios, é tudo ótimo", resumiu.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos