França leva sufoco, mas promove 'blitz' no 2º tempo e elimina Nigéria

Do UOL, em São Paulo

A França foi uma das sensações da primeira fase da Copa do Mundo. Goleadas, futebol ofensivo, Benzema artilheiro. Tudo levava a crer em uma classificação tranquila diante de um rival desacreditado. Nada disso. Sofreu a maior parte da partida e jogou bem apenas os últimos 15 minutos. Foi o suficiente para vencer e eliminar a Nigéria por 2 a 0, nesta segunda-feira, em Brasília, pelas oitavas de final.

Classificação no sufoco, diante de um rival que teve o domínio da partida em boa parte do confronto. A Nigéria, porém, mais uma vez seguiu sua sina de morrer nas oitavas de final. Passado o susto, os franceses devem encarar uma tarefa bem mais indigesta nas quartas: pegam o vencedor do duelo entre Alemanha e Argélia, com grandes chances de um clássico europeu logo na segunda rodada do mata-mata.

As fases do jogo: Os gols não saíram, mas foi um dos melhores primeiros tempos desta Copa. Nigéria e França fizeram uma etapa inicial aberta, com chances para os dois lados. Se os africanos tiveram maior posse de bola, os franceses foram mais agudos nos contra-ataques. Emenike, impedido, teve gol anulado aos 18. Dois minutos depois, Enyeama fez grande defesa em chute de Pogba. O volume de jogo era grande dos dois lados, mas faltava capricho e pontaria para os atacantes abrirem o placar.

A partida ganhou contornos dramáticos no segundo tempo. Aos 18, Lloris salvou os europeus em chute de Odemwingie. A partir da segunda metade da etapa final, a França partiu para a pressão. Benzema quase marcou aos 24, mas Moses tirou em cima da linha. Cabaye acertou o travessão em chute de fora da área aos 31. Enyeama fez milagre em cabeçada de Benzema aos 33. No lance seguinte, porém, o sufoco deu resultado. O goleiro nigeriano saiu mal e Pogba marcou de cabeça. A Nigéria ainda tentou empatar na base do desespero, mas cedeu espaços atrás e sofreu o golpe de misericórdia com gol contra de Yobo.

O melhor: Pogba – Praticamente todas as melhores jogadas da França passaram pelo pé do meio-campista. Se seu belo voleio parou em grande defesa de Enyeama no primeiro tempo, o meia francês mostrou oportunismo quando o goleiro nigeriano falhou.

O pior: Giroud – Foi um peso morto no ataque da França. Participou pouco e, quando pegou na bola, se atrapalhou. Não conseguiu acompanhar o ritmo veloz de seus companheiros Benzema e Valbuena, nem reteve a bola no campo ofensivo. Acabou substituído no segundo tempo.

A chave do jogo: Blitz francesa no fim do 2º tempo – A troca do inoperante Giroud pelo veloz Griezmann tirou a França do sufoco. Pressionada até a metade da etapa final, a seleção europeia passou a ditar o ritmo da partida. Foram 15 minutos intensos, com dois gols e mais outras três grandes oportunidades.

Toque dos técnicos: A Nigéria não quis saber de retranca. Teve maior posse de bola e procurou jogar pressionando os adversários desde a saída de bola. Ao contrário de outros jogos, a França preferiu não tomar a iniciativa no jogo desta segunda-feira. Apostou no contra-ataque em velocidade, com poucos toques na bola antes da finalização.

Para lembrar:

Nada de tapete. O gramado do estádio Mané Garrincha sentiu os efeitos da sequência de jogos. Esteve longe de suas melhores condições, com falhas em diversas partes do campo.

Torcida pelos africanos. Os nigerianos se sentiram jogando em casa em Brasília. Seja pela admiração ao 'mais fraco' ou pelo histórico dos franceses de 'algozes' do Brasil, os torcedores apoiaram e torceram pela seleção africana durante toda a partida.

FRANÇA 2 x 0 NIGÉRIA

França: Lloris; Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Matuidi, Pogba, Cabaye e Valbuena (Sissoko); Giroud (Griezmann) e Benzema. Técnico: Didier Deschamps

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oshaniwa, Yobo e Omeruo; Mikel, Onazi (Reuben Gabriel), Musa, Moses (Uche Nwofor) e Odemwingie; Emenike. Técnico: Stephen Keshi

Data: 30/06/2014 - 13h
Local: Mané Garrincha (Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Mark Sean Hurd e Joe Fletcher (EUA)
Cartão amarelo: Matuidi (França)
Gols: Pogba, aos 34 min, e Yobo (contra) aos 46 min do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos