Federação camaronesa vai investigar suposto esquema de manipulação de jogos

Do UOL, em São Paulo

A Federações de Futebol de Camarões enviou um comunicado nesta segunda-feira sobre as recentes acusações de que os jogos da seleção de Camarões foram manipulados na Copa do Mundo. A suposta fraude foi revelada pela revista alemã Spiegel

Segundo a revista, a reportagem alemã conversou com um interessado na manipulação de jogos, o qual confirmou que principalmente a partida em que Camarões perdeu por 4 a 0 de Croácia teria sido manipulada. "Há sete maçãs podres nesse time camaronês", disse o apostador em contato com à revista, via Facebook.

Alex Song, jogador do Barcelona, foi expulso logo aos 40 minutos de jogo, quando o duelo ainda estava 1 a 0, após dar um soco inexplicavelmente nas costas de Mandzukic, em lance fora da bola.

A Croácia aproveitou a vantagem numérica para, na segunda etapa, abrir 4 a 0 e se manter viva na competição após dois jogos. Apesar disso, os croatas foram eliminados pelo México na rodada decisiva do Grupo A.

A Fifa já afirmou que não há evidências de que o jogo tenha sido armado, mas a Federação de Futebol de Camarões vai investigar o assunto. 

Em resposta, a Federação Camaronesa negou todas as afirmações e disse que investigará as acusações em seu próprio comitê de ética. 

Confira a nota divulgada pela federação:

Denúncias recentes de fraude em torno dos jogos de Camarões da Copa do Mundo da Fifa, especialmente contra Croácia, bem como da "existência de sete maçãs podres [em nossa seleção]" não refletem os valores e princípios promovidos pela nossa administração, de acordo com o Código de Conduta da Fifa e da ética da nossa nação.

Queremos informar o público geral, que, embora ainda não comunicados pela Fifa em relação a este assunto, a nossa administração tem seu Comitê de Ética e já o instruiu para investigar essas acusações.

Estamos fortemente empenhados em empregar todos os meios necessários para resolver esta questão o mais rápido possível. Nesse meio tempo, pedimos que qualquer informação relacionada, a nossa Federação que tenha sido divulgada antes, seja tratada como suposição.

Queremos restabelecer que em 55 anos de existência a FECAFOOT nunca foi punida por envolvimento ou  mesmo ligada à manipulação de resultados ou qualquer fraude de qualquer espécie. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos