Copa blinda Neymar e atrasa apuração de transferência para o Barça

Do UOL, em São Paulo

A polêmica sobre o real valor da transferência do atacante Neymar não envolve apenas Barcelona, Santos e jogador. A DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, é uma das principais interessadas no valor exato da negociação porque comprou 40% dos direitos do atleta em 2009. Após entrar na justiça para tentar receber mais pela transação [considerando que o valor divulgado pelos clubes não seja o verdadeiro], a empresa reclama de que a Copa do Mundo está fazendo com que o julgamento atrase.

"Aqui o processo está sendo lento porque tem que ir com calma por causa do Mundial", disse a DIS em entrevista ao jornal espanhol Marca. O grupo acredita que o Brasil esteja blindando Neymar para que ele só se concentre nas questões dentro de campo e esqueça os problemas com a justiça.

Depois, a DIS também tentou resumir a atual situação com relação a Barcelona, Santos e também a N&N (empresa do pai de Neymar): "Barcelona e Santos nos responderam as notificação com uns escritos sem fundamento. E agora está tramitando o processo contra o Barcelona, o Santos, a N&N, o Neymar pai e o próprio Neymar".

Caso Neymar

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Após o clube catalão divulgar os valores, depois da queda de Sandro Rosell, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, entraram em acordo ainda em 2011. Neymar pai chamou o valor recebido na ocasião de "adiantamento" e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existem dúvidas no Santos sobre o procedimento. Na terça, o clube acionou o pai de Neymar na Justiça para ver contrato com o Barça

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos