A um dia de jogo em SP, é a vez dos argentinos ocuparem a Vila Madalena

Do UOL, em São Paulo

Na noite desta segunda-feira, a Vila Madalena, tradicional reduto boêmio de São Paulo, está alviceleste. Com a seleção argentina a menos de 24 horas de disputar as oitavas de final da Copa no Itaquerão, contra a Suíça, centenas de argentinos ocupam os bares e ruas do bairro que já teve presença preponderante de chilenos, inglesas e belgas.

As projeções sobre o número de argentinos que estarão em São Paulo variam entre 70 mil e 140 mil. A Prefeitura de São Paulo reservou dois locais - um na zona norte e outro na zona sul da cidade - para receber os hermanos que chegam dirigindo seus carros ou trailers. Assim, a quantidade de torcedores que foram à Vila Madalena - que fica na zona oeste - não chega a ser uma grande massa migratória.   

Ainda assim, os rivais suíços são franca minoria, mas ganham o reforço de brasileiros na torcida para o jogo desta terça. Nas ruas da Vila Madalena, onde quer que os argentinos comecem a entoar seus cantos e gritos de guerra, surgem brasileiros em volta, amealhando suíços e quem mais estiver à mão, para tentar mostrar que, ainda que possa parecer, os argentinos não estão em casa.

Ainda que a rivalidade seja latente, pelo menos até as 22h desta segunda não havia acontecido nenhum incidente envolvendo os torcedores dos dois países. Os 150 policiais militares que fazem a segurança nas ruas do bairro só encontraram problemas para conter as pessoas nas calçadas e dentro dos bares.

Mas, por volta de 22h10, quando dois grupos de cerca de 30 argentinos chegaram, a PM resolveu que era hora de fechar para a passagem de carros o cruzamento da ruas Mourato Coelho e Aspicuelta. A partir daí, para a alegria dos torcedores e proprietários de bares, e contrariedade de moradores do bairro, a a festa na Vila Madalena ganhou ares de que não tem hora para acabar.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos