Olho nele: Fernandinho já prevê atenção superespecial ao colombiano James
Do UOL, em São Paulo
A seleção brasileira ainda esfria os ânimos após o drama de sábado, com a vitória nos pênaltis sobre o Chile, mas pouco a pouco a atenção já se volta à Colômbia. Ainda mais depois de James Rodriguez marcar duas vezes na classificação contra o Uruguai e virar sensação desta Copa, assumindo a artilharia da competição, com cinco gols. Se depender do volante Fernandinho, o atacante vai receber uma atenção superespecial sexta-feira, em Fortaleza.
O brasileiro, que substituiu Paulinho e fez sua primeira atuação como titular, analisou os rivais. "A Colômbia tem sido uma seleção que chama a atenção. Desde o começo, contra a Grécia, fizeram uma boa partida, e tem um jogador se destacando muito, o James", afirmou ele, ao Esporte Espetacular.
"temos de ter uma atenção superespecial nele. E também nos outros jogadores que são velozes, pela direita tem o Cuadrado. Temos de tomar cuidado, mas estamos em casa, com a torcida, se conseguirmos impor nosso ritmo, vamos vencer", acrescentou o jogador do Manchester City.
O brasileiro não sabe qual será sua função para o próximo jogo, já que Luiz Gustavo está suspenso após tomar cartão amarelo contra o Chile. Para Fernandinho, ser usado como primeiro volante é uma boa opção, mas ele também vislumbra a possibilidade de Felipão usar um zagueiro nesta posição.
Fernandinho afirmou que teve de deixar o jogo no segundo tempo por conta de dores nas pernas.
"No primeiro tempo tive uma intensidade grande, marcando sob pressão. Mas no segundo tempo minhas pernas não aguentaram. Comecei a sentir fortes cãibras, e quando vi que não podia mais ajudar, pedi para sair", explicou o volante. "Mas não tem lesão, não tem nada. Foi cansaço, senti cãibras nas coxas e panturrilhas. Pedi a substituição para entrar alguém fresco que pudesse fazer o trabalho."
Fernandinho ainda relembrou os momentos difíceis da seleção, rumo à cobrança de pênaltis, e disse que as palavras de Paulinho e Júlio César fizeram a diferença no comportamento dos batedores.
"Nunca vivi uma emoção tão forte. Acredito que nosso grupo estava tão unido, tão confiante, que transmitimos isso para nossos batedores e para o Júlio César. A confiança que o Julio transmitiu também. Ele falou assim: 'concentrem nas batidas porque pelo menos dois vou pegar'. Foi fundamental", afirmou ele, antes de concluir. "O Paulinho no último momento foi o jogador que bateu no peito de cada um: 'lembra do teu filho, da sua família, todo mundo esperando você chegar em casa com a vitória'. Esse espírito vai nos levar à final."
Neymar x James: Brasileiro desarma mais, mas vê colombiano mais decisivo
James Rodríguez faz Colômbia esquecer Falcao
Próximo rival do Brasil, colombiano James Rodríguez iguala marca de Pelé
Destaque da Colômbia vê Brasil difícil mas avisa: "Precisam estar atentos" 




