Costa Rica mantém viva chance de todos os líderes da 1ª fase avançarem
Do UOL, em São Paulo
A Costa Rica fez história neste domingo, ao eliminar a Grécia nos pênaltis e conquistar vaga inédita nas quartas de final da Copa do Mundo. No campo das estatísticas, os costarriquenhos podem ajudar outra história a ser feito: nunca, com os Mundiais disputados no atual formato, todos os líderes das chaves na fase de grupos se classificaram para as quartas de final.
As Copas começaram a ter oitavas de final em 1986, quando foi abandonado o sistema com uma segunda fase de grupos: os classificados entravam em novas chaves para conquistar vaga nas semifinais, sem quartas ou semifinais. Entre 1986 e 1994, o sistema atual foi disputado após fase de grupos com 24 equipes; desde 1998, são 32 seleções.
Em 2014, os quatro primeiros jogos de oitavas de final viram líderes de grupo passarem pelos segundos colocados. Foi assim com o Brasil, sobre o Chile, com a Colômbia passando fácil pelo Uruguai, com a Holanda e sua bela virada nos acréscimos sobre o México e, por último, pela costa Rica, nos pênaltis contra a Grécia.
Para que o fato inédito dos oito líderes se classifiquem para as quartas, terão que triunfar no próximo sábado França (sobre a Nigéria) e Alemanha (Argélia). Caso vençam, a "responsabilidade" pela quebra do tabu fica com Argentina (que encara a Suíça) e Bélgica (EUA).