Costa Rica mantém viva chance de todos os líderes da 1ª fase avançarem

Do UOL, em São Paulo

A Costa Rica fez história neste domingo, ao eliminar a Grécia nos pênaltis e conquistar vaga inédita nas quartas de final da Copa do Mundo. No campo das estatísticas, os costarriquenhos podem ajudar outra história a ser feito: nunca, com os Mundiais disputados no atual formato, todos os líderes das chaves na fase de grupos se classificaram para as quartas de final.

As Copas começaram a ter oitavas de final em 1986, quando foi abandonado o sistema com uma segunda fase de grupos: os classificados entravam em novas chaves para conquistar vaga  nas semifinais, sem quartas ou semifinais. Entre 1986 e 1994, o sistema atual foi disputado após fase de grupos com 24 equipes; desde 1998, são 32 seleções.

Em 2014, os quatro primeiros jogos de oitavas de final viram líderes de grupo passarem pelos segundos colocados. Foi assim com o Brasil, sobre o Chile, com a Colômbia passando fácil pelo Uruguai, com a Holanda e sua bela virada nos acréscimos sobre o México e, por último, pela costa Rica, nos pênaltis contra a Grécia.

Para que o fato inédito dos oito líderes se classifiquem para as quartas, terão que triunfar no próximo sábado França (sobre a Nigéria) e Alemanha (Argélia). Caso vençam, a "responsabilidade" pela quebra do tabu fica com Argentina (que encara a Suíça) e Bélgica (EUA).

As quedas de líderes nas Copas anteriores
  • David Cannon/Allsport
    1986
    Na primeira Copa com oitavas após fase de grupos, a Dinamarca perdeu para a Espanha por 5 a 1, a União Soviética para a Bélgica por 4 a 3 e Marrocos caiu para a Alemanha Ocidental por 1 a 0 - 3 líderes eliminados.
  • David Cannon/Getty Images
    1990
    Quatro anos depois, dois líderes da fase de grupos foram eliminados logo depois, com o Brasil incluso: a seleção perdeu para a Argentina, enquanto a Espanha perdeu para a Iugoslávia.
  • Arquivo
    1994
    Nos EUA, novamente duas líderes foram eliminados em seguida: a Nigéria perdeu para a Itália de virada, na prorrogação, e o México perdeu nos pênaltis para a Bulgária.
  • AFP/Derrick Ceyrac
    1998
    Na França, mais uma vez dois segundos colocados desbancaram líderes: a Croácia passou com 1 a 0 pela Romênia, e a Nigéria foi goleada por 4 a 1 pela Dinamarca.
  • Reuters/Kimimasa Mayama
    2002
    Na Coreia do Sul e no Japão, um dos países-sede foi líder na fase inicial e caiu logo depois: o Japão, perdendo para a Turquia por 1 a 0. Com outros 3 caindo nas oitavas, teve-se o recorde: Dinamarca perdeu para a Inglaterra, México para os EUA e Suécia para Senegal.
  • AFP Photo
    2006
    Na Alemanha, foi a vez da Suíça, líder na fase de grupos, cair sem tomar gols na Copa para a Ucrânia, nos pênaltis; também teve um vexame espanhol: perdeu para a França por 3 a 1.
  • Ian Walton/Getty Images
    2010
    Na África do Sul, apenas um líder caiu logo em seguida: os EUA, na prorrogação, para Gana - que depois viveria famoso drama contra o Uruguai.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos