Brasil, França e... Suíça dominam seleções da Copa no videogame
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Time da terceira rodada da Copa do Mundo do Fifa Ultimate Team: Benaglio (SUI), Blind (HOL), Márquez (MEX), Godin (URU), Iniesta (ESP), Di Maria (ARG), Shaqiri (SUI), David Villa (ESP), Dzeko (BOS), Neymar (BRA) e Messi (ARG)
Ao fim da primeira fase, a Copa do Mundo do Brasil é dominada por três países: Brasil, França e... Suíça. Pelo menos é isso que mostram as seleções do Fifa Ultimate Team, um dos modos de jogo da série Fifa, que tem atualização diária com o que acontece nos campos reais.
A cada rodada, a EA Sports, produtora da série, elegeu uma seleção com 18 nomes, entre titulares e reservas. E, além de brasileiros e franceses, os suíços são os grandes destaques individuais. As três seleções tiveram quatro representantes até agora nas três listas.
Pelo Brasil, Neymar aparece duas vezes (na primeira e na terceira rodada), além de Oscar (primeira rodada) e Luiz Gustavo (terceira rodada). A França emplacou Benzema duas vezes (na primeira e na segunda rodada), além de Valbuena e Matuidi (ambos pelo segundo jogo).
Pela Suíça, os eleitos foram o goleiro Benaglio (primeira e terceira rodada), o lateral Rodriguez (na estreia) e do meia Shaqiri (terceiro jogo). A equipe teve mais atletas na seleção do que, por exemplo, a Alemanha, que teve apenas Hummels e Muller entre os 18 escolhidos da primeira rodada.
Domínio Europeu
Outro ponto que chama atenção é o domínio europeu nas listas. Em campo, o sotaque da Copa é sul-americano, mas nas três seleções montadas até agora, os jogadores da Europa correspondem a 44% dos escolhidos.
Das 54 vagas (11 titulares e 7 reservas em cada rodada), 24 foram ocupadas por eles. Sul-americanos, por sua vez, ocuparam 16 lugares, contra 9 atletas das Américas do Norte e Central e 5 africanos.
Entenda
Um dos sucessos das últimas versões da série Fifa, a mais importante game de futebol do planeta, é o Ultimate Team. Nele, você pode criar o seu time do zero, recebendo atletas aleatórios. A cada partida, o usuário ganha dinheiro virtual, que pode ser usado para reforçar o elenco. Você pode comprar atletas em leilões virtuais (com outros usuários humanos) ou pacotes de itens, que incluem jogadores e cartas para reforçar os atletas que já estão na equipe.
Durante a Copa, atletas que se destacaram na rodada ganham o prêmio de "Homem do Jogo'', com um nível maior do que sua versão original. Por isso, o Neymar comum da Copa do Mundo tem nível 84, mas a versão "Homem do Jogo'' contra a Croácia, 88. Esses jogadores especiais, no entanto, ficam disponíveis por apenas 24 horas para os sortudos que conseguirem achá-los nos pacotes de recompensas, disponíveis a cada partida ou para compra, usando moeda virtual do game. O mesmo acontece com os jogadores que estão na seleção da semana.
Desde o ano passado, os usuários brasileiros não precisam mais ter um videogame de último tipo ou comprar uma versão do Fifa. A EA Sports oferece a versão gratuita (chamada EA SPORTS FIFA World) para download gratuito. Para jogar, é necessário se cadastrar no site oficial. O game é exclusivo para PC.