Porto Alegre espera 12 mil alemães para se apresentar com destino turístico

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • REUTERS/Ina Fassbender

    Turistas da Alemanha são esperados para conhecer o Rio Grande do Sul e reforçar ligação histórica

    Turistas da Alemanha são esperados para conhecer o Rio Grande do Sul e reforçar ligação histórica

A ligação histórica entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha, colonizadora de várias cidades do interior do Estado, é forte apenas por um lado. Enquanto os locais apreciam o país, os europeus pouco conhecem a capital gaúcha. Para o duelo das oitavas de final da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, às 17h, entre Alemanha e Argélia, a cidade espera receber 12 mil alemães e quer deixar uma boa impressão.

"Trabalhamos com uma estimativa entre 10 e 12 mil alemães. É o número que o consulado também espera. Temos 7 mil ingressos vendidos para eles, e sempre o fluxo é um pouco maior. Será um processo parecido com os holandeses. Nós temos uma ligação forte com eles, mas a recíproca não é verdadeira. Essa partida constitui uma chance de descoberta, a oportunidade para que eles também sintam esta ligação", afirmou o secretário de turismo de Porto Alegre, Luis Fernando Moraes, ao UOL Esporte.

Porto Alegre vai na contramão do turismo brasileiro. O país é famoso internacionalmente por praias, calor, Carnaval. Desta trinca de atrações, a capital gaúcha tem muito calor no verão, mas sem alternativas para aproveitar isso, e o Carnaval está longe de ser comparado ao de outras partes do Brasil.

Mesmo assim, a cidade é a 4ª capital com maior fluxo de turismo de eventos. Mas a ideia é mudar o quadro com a Copa e conquistar o chamado turismo de lazer. E para garantir retorno dos alemães, os descendentes serão muito importantes.

"Esperamos que venham muitas pessoas das cidades de colonização alemã a Porto Alegre. Isso vai contribuir na conquista, na identificação cultural deles. Porto Alegre, e o Rio Grande do Sul todo, são pouco conhecidos dos turistas internacionais. Será um impulso para mostrar que temos um produto diferente. O Brasil não é só praia", acrescentou o secretário.

A seleção alemã chega a Porto Alegre na noite deste sábado. No domingo ocorrerá o treinamento de reconhecimento do gramado do estádio Beira-Rio, e na segunda-feira a partida diante da Argélia. Quem avançar deste duelo terá pela frente nas quartas de final o vencedor do jogo entre França e Nigéria.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos